Benefícios de reduzir o açúcar na dieta

Benefícios de reduzir o açúcar na dieta

Se você é apaixonado por doces e não consegue ficar um só dia sem aquela guloseima, veja os benefícios de reduzir o açúcar na dieta.

Você também é uma dessas pessoas que tem vício por doces? Bate aquela vontade incontrolável logo depois do almoço e você se joga na bomba de chocolate ou uma barra que já fica guardada na sua gaveta para qualquer eventual crise.

doces

Pois bem, fazer isso vez ou outra está liberado, no entanto, muitas pessoas têm essa atitude todos ou dias ou na maioria deles. O açúcar além de auxiliar no ganho de peso, ainda causa outros efeitos negativos no organismo, como roubar nossa energia, aumenta o risco de desenvolver diabetes, ativa o envelhecimento precoce das células, entre outros.

Mais sobre benefícios de reduzir o açúcar na dieta

Mesmo que você não esteja preocupado com as calorias, vai ficar surpreso com os benefícios que a redução de açúcar pode trazer ao seu organismo.

1. Sente saciedade por mais tempo

Mulher sorrindo para alimentos

Todos os alimentos que são compostos por carboidrato simples, ou farinha branca, frutose, açúcar e xarope de milho, e também de sódio e gordura saturada, impedem o trabalho dos receptores de leptina, o hormônio responsável por nos dar saciedade, resultado disso é que comemos mais do que deveria.

Já se você cortar o açúcar da sua dieta vai passar a ter menos fome. Comendo porções menores e nos horários certos.

2. Diminuição do estoque de gordura abdominal

Mulher fazendo abdominal

O excesso de açúcar na alimentação causa uma pane no pâncreas, órgão responsável pela produção e liberação de insulina, que metaboliza a glicose. Ao perceber a entrada de açúcar no organismo, o pâncreas libera a insulina, no entanto, em excesso pode sobrecarrega-lo.

O resultado do excesso de insulina é o surgimento de acne, síndrome dos ovários policísticos, aumento de pelos e ainda contribui no estoque de gordura abdominal, já que também dificulta a síntese de glucagon, hormônio que age contrário a insulina, auxiliando a queima de gordura.

3. Acelera o metabolismo

Pessoa segurando relógio

Para obter energia, nosso organismo dá preferência a substratos mais simples, no caso o açúcar é a primeira opção quando consumimos regularmente em nossa alimentação, quando deveria fazer essa transformação com as gordurinhas estocadas em nossa cintura.

O resultado disso é dificultar o processo de emagrecimento e facilitar a engorda. Fazendo com que aqueles pneuzinhos só aumentem com o passar do tempo. Por isso, abrir mão do refrigerante, do suco com açúcar é uma ótima opção para quem quer acelerar o metabolismo e ter aquele corpo tão sonhado.

4. Ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável

Mulher com pele bonita

Se você quer ter uma pele bonita, saudável e jovem, com certeza o açúcar não é um bom aliado, pois no sangue as moléculas de glicose se prendem as de proteína, que vão se agrupando e se transformando em um aglomerado, chamado de glicação. Esse processo de glicação inflama e degenera os tecidos, prejudicando a estrutura da pele.

Por isso, cortar o açúcar do cardápio é a melhor opção para conseguir uma pele saudável e revigorada. É claro que vez ou outra é válido saborear aquele doce delicioso que há tempos está com vontade, só lembre-se de não exagerar na dose.

5. Reduz as chances de desenvolver doenças

Casal feliz

Já que o açúcar estimula uma reação inflamatória em nosso organismo, além de concentração de gordura abdominal, oxidação das células e excesso de glicose no sangue, isso tudo pode causar uma série de problemas de saúde.

Ao longo do tempo pode causar aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentar o risco de diabetes, ovários policísticos, dificuldade em adquirir massa magra, ter mais tendência ao aparecimento de acnes e celulites. Além de muitos outros problemas cardiovasculares.

Reduzindo o açúcar em sua alimentação você ganha muito mais saúde e, consequentemente reflete na sua beleza. Comece agora!

Confira esse vídeo incrível sobre os benefícios de uma dieta anti-inflamatória:

29/09/15 por Talita

   

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