Benefícios do chocolate para a saúde

Benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate faz-se presente na alimentação das pessoas. É importante saber quais substâncias podem ou não ser prejudiciais à saúde.

Mordendo barra de chocolateÉ impossível resistir ao sabor do chocolate, seja branco, escuro, ao leite ou meio amargo, os chocolates estão sempre presentes na nossa alimentação. Além de ser delicioso, é também fonte de energia devido à quantidade de gordura e açúcar que possui. Feito a base de amêndoa fermentada e torrada do cacau, o chocolate foi criado pelos astecas que acreditavam que o fruto era um presente do deus Quetzalcóatl. O excesso de chocolate pode ser perigoso para a pele, provocando espinhas nas mais sensíveis à acne. Mesmo contendo muitas fontes nutricionais, seu consumo é indicado com moderação, já que é um alimento bastante calórico. Mas, algumas substâncias presentes trazem benefícios à saúde.

Substâncias benéficas à saúde

Use o chocolate a seu favor, conheça as substâncias do bem presentes nessa delícia.

Chocolates Teobromina

Presente no cacau e, consequentemente no chocolate, principalmente o meio amargo, essa substância pode auxiliar nas dietas de quem quer emagrecer devido as propriedade diuréticas que contém. Por outro lado pode também abaixar a pressão arterial, causar dores no corpo e problemas circulatórios.

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Cafeína

Contém a cafeína, mesma substância presente no café, porém sua quantidade vai depender de cada tipo. Por exemplo, uma barra de chocolate com 42,5 g contém 9 mg de cafeína. Cerca de três vezes mais do que a cafeína de uma xícara de café.

Sensação de bem estar

Menina comendo chocolateO chocolate pode participar da produção dos neurotransmissores que regulam o humor e a satisfação. Contém também uma substância psicoativa que atua como estimuladora do sistema nervoso central proporcionando uma sensação de prazer, chamada metilxantinas.

O chocolate que ingerimos hoje é o resultado dos aprimoramentos feitos ao longo do tempo, e além de ser ingerido puro é também consumido como ingrediente de bolos, sorvetes e tantos outros alimentos. É importante que seu consumo seja na quantidade correta, o que favorecerá na saúde e bem estar do seu corpo.

21/11/11 por Raquel Silveira

   

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