Benefícios que os animais trazem para as crianças

Além de serem parte da família, os animais contribuem no desenvolvimento da criança, tanto relacionado à saúde, físico e emocional.

crianças e cão

Muitas vezes quando nasce um novo integrante da família, muitos pais se preocupam com a presença de animais de estimação em contato com os pequenos, e assim muitos dos animaizinhos são colocados para adoção.

No entanto, muitos pais desconhecem os benefícios que os animais trazem as crianças desde os primeiros dias de vida. Os patudinhos passam a ser um membro da família e a contribuírem diretamente no desenvolvimento da criança, tanto relacionado à saúde, físico e emocional.

Conheça os benefícios que os animais podem trazer a vida das crianças:

Relacionamento

Bebê segurando gato

Um dos principais benefícios que os animais trazem as crianças é o de ajuda-las a se tornarem pessoas mais sensíveis, compreensivas, carinhosas, aprendem a se relacionar melhor com outras pessoas, desenvolvendo sentimentos de afeto, generosidade e respeito.

Responsabilidade

Criança alimentando cão

Qualquer animalzinho de estimação precisa de cuidados, sendo assim os adultos devem orientar as crianças a terem esses devidos cuidados com seu animalzinho, incentivando-as a terem responsabilidade e autonomia. Sempre coloque o pequeno para ajudar na limpeza do animal e do seu habitat, a colocar sua alimentação, dar remédio quando for necessário.

Também ajuda a criança a lidar com os mais diversos sentimentos, alegria, decepção e até a morte, o que ensina a criança a lidar com a dor, a perda.

Saúde

criança e bichinho de estimação

Mais sobre Benefícios que os animais trazem para as crianças

É cientificamente comprovado que a relação com animais traz melhora para a saúde física, emocional, social e cognitiva dos seres humanos. Por isso estão sendo usados no tratamento de pessoas com autismo, portadores de Síndrome de Down, paralisia cerebral, atrofias musculares, distúrbios de comportamento e também os que possuem deficiências sensoriais, ou seja, cegos e surdos.

Desenvolvimento físico

Criança brincando com cachorro

Essas criaturinhas divinas também podem ser aliadas no desenvolvimento físico dos pequenos. Os cãezinhos, por exemplo, precisam de caminhadas todos os dias, gostam de brincar e correr, o que incentiva a criança a caminhar, se mexer, brincar ao ar livre.

Portanto, não há dúvidas do bem que um animal de estimação pode trazer as crianças e a todos os integrantes da família.

Confira o vídeo abaixo e veja como os animais de estimação ajudam no desenvolvimento de crianças:

Mais artigos sobre animais de estimação




Talita
18/02/15

Mais informações por email.

Comentar sobre Benefícios que os animais trazem para as crianças