BID Banco Interamericano de Desenvolvimento

O Banco de Desenvolvimento Interamericano é uma instituição financeira responsável pelo desenvolvimento econômico americano.

Logo BIDO Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma organização internacional destinada à área financeira e sediada em Washington, nos EUA. A instituição foi criada no ano de 1959, tendo como um dos propósitos principais financiar projetos que fossem viáveis de desenvolvimento nos âmbitos econômico, social e institucional, além da promoção da integração comercial e regional nos territórios do Caribe e da América Latina. O BID é, nos dias de hoje, o maior banco regional de desenvolvimento do mundo, servindo como modelo de construção e operação para diversas outras instituições semelhantes, tanto a nível regional quanto sub-regional.

Apesar do Bid ter sido criado sob a guarda da Organização de Estados Americanos, ele não tem nenhuma relação com esta instituição, atualmente. Há também quem acredite que o BID tem ligações com o Fundo Monetário Internacional ou com o Banco Mundial, mas isso não acontece, visto que estas instituições dependem exclusivamente da Organização das Nações Unidas. O capital ordinário do BID atingiu, em 2005, a significativa importância de 101 bilhões de dólares.

                       

A estrutura do banco

O controle do banco é feito por uma Assembleia de Governadores, que serve de um Diretório executivo composto por 14 membros, que devem supervisionar o funcionamento da organização, com o apoio de uma equipe especializada de gerência. O presidente da Assembleia é eleito para uma gestão de 5 anos, e os membros do Diretório têm um período de 3 anos no cargo após serem eleitos.

Países integrantes

Luis Alberto MorenoOs países membros são classificados em dois grupos: os membros não mutuários e os membros mutuários. De todos os 48 países integrantes, 22 são membros não mutuários, ou seja, não recebem financiamento nenhum, mas são beneficiados das regras de aquisições do banco. Apenas países membros podem fornecer serviços e bens aos projetos que são financiados pelo BID. Dentre o grupo citado, estão os países da União Europeia, bem como Canadá, Japão, Israel, Croácia, Estados Unidos e Suíça.

Atuação política

Notas de DólarHá várias críticas que acusam o Banco de Desenvolvimento Interamericano de atuar como sendo um dos mecanismos utilizado pelos EUA para obter crescente influência na América Latina. Um dos fatores que mais contribuem para essas ideias é o grande poder de voto que os Estados Unidos têm nas decisões do banco. Enquanto os EUA possuem 30% de porcentagem nas votações, os outros países não chegam, individualmente, à marca de 12%. O resultado dessa diferença é uma hegemonia dada a todas as vontades norte americanas. Às vezes, tais decisões não são favoráveis para os países da América do Sul.

O BID possui todas as atribuições de um grande órgão financeiro mundial, e atua como importante pilar no desenvolvimento dos países emergentes da América do Sul. Apesar das divergências políticas e das críticas, o Banco tem realizado um significativo trabalho auxiliando países vítimas de tragédias naturais e com graves dificuldades financeiras.

Assuntos relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro


Amoedo
04/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook