Bloco econômico Mercosul resumo

O Mercado Comum do Sul, também conhecido por Mercosul é a uma união de livre comércio intrazona e política comercial comum.

BandeirasO Brasil passou a aderir ao Mercado Comum do Sul mais conhecido como Mercosul, em 1990 quando então os presidentes Fernando Collor, do Brasil e Carlos Menem, da Argentina assinaram a Ata de Buenos Aires, que integrava economicamente os dois países, sendo em 1991 complementado através do Tratado de Assunção, ficando constituindo então o Mercosul.

Sua formação contou com a presença inicial de quatro países membros, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Sua constituição já assinou acordos com outros países como Israel e o Egito, também já foi criada uma Universidade do Mercosul, que tem como objetivo a integração regional nos papéis da educação.

                       

Bloco econômico Mercosul objetivo

Logo oficial do MercosulO Mercosul foi criado com o intuito de obter um intercâmbio de mercadorias, tecnologias e profissionais com tarifas cambiais sem preço ou preços reduzidos para um valor especial. Desde a sua origem, aproximadamente 90% dos produtos gerados pelos países que fazem parte, conseguiram esse objetivo. No ano de 1999, instituiu-se um plano de igualdade de taxas e a próxima meta é estabilizar uma única moeda.

Tratado de Assunção do Mercosul

Notícia de jornalEsse tratado visava criar uma zona livre de comércio comum entre os membros do Mercosul, eliminando assim todos os tipos de tarifas existentes na área de exportação e importação de produtos, o tratado ainda permitiu a entrada do Uruguai e Paraguai ao bloco econômico.

Bloco econômico Mercosul países membros

Presidentes em reunião do mercosulAtualmente pertencem ao Mercosul a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai desde 1991. Os associados Bolívia e Chile desde o ano de 1996, Colômbia e Equador desde 2004. O Peru desde 2003, México e Nova Zelândia são estados que vem sendo observado , e a Venezuela foi incorporada ao Mercosul em 31 de julho de 2012.

Muitos países ainda desejam e esperam aprovação para fazerem parte do bloco Mercosul, pois com isso o crescimento econômico de cada um será cada vez maior, auxiliando desta maneira na valorização de seus produtos e de sua nação.

Confira uma vídeo aula do Youtube abordando o tema blocos econômicos:

Atualidades " Blocos Econômicos" - Blog dos Concursos

Mais artigos relacionados a blocos econômicos e Mercosul

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    kamila - 09/09/2013

    Me ajudou mto no meu trabalho obrigado....

    Cauã - 13/08/2013

    Vai me ajudar muto no meu trabalho

    lays - 05/06/2013

    Me ajudou muito meu trabalho saiu perfeito

    Isabella - 09/04/2013

    Adorei,com certeza vai ajudar muito com a minha nota e minha aprendizagem. Obrigada criador ou criadores...

    Lucianatomazett - 03/10/2012

    é muito bom! me ajudou muito para a pesquisa da escola!ajudou,nao fiz só dessa pagina!peguei o item 1 e o ultimo ittem!!!!!!!

    Cristielesilva2 - 16/09/2012

    muitoo bon pr o meoo trabalho rsrs*__*