Blocos econômicos mundiais resumo

Os blocos econômicos buscam facilitar o comércio de cada país membro com redução ou isenção de impostos, conheçam alguns deles.


Nomes de blocos econômicos no mapaEntendemos por blocos econômicos, a união de países que têm como meta a integração dos aspectos econômicos e sociais, são formados com o intuito de auxiliar o desenvolvimento comercial. Através deles, ocorre a redução ou até isenção de impostos cobrados ou das tarifas alfandegárias, a facilitação de procedimentos burocráticos e do tráfego de mercadorias e serviços.

De acordo com pesquisas mundiais, a criação de blocos econômicos faz com que haja crescimento contínuo na economia, são formados por países próximos entre si ou que tenham semelhanças culturais ou comerciais.

         

União Europeia

Bandeira do bloco da união europeiaA União Europeia (UE) foi oficializada em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, entre os países pertencentes a este bloco estão a Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda, e outros, tendo como única moeda o Euro. Seus principais objetivos são promover os aspectos políticos e econômicos da Europa, melhorando as condições de livre comércio dos países membros.

Pacto Andino

Bandeira do bloco do pacto andinoBloco econômico originado da América do Sul, composto pelos países: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Oficializado no ano de 1969, através do Acordo de Cartagena, têm como principal aliado os Estados Unidos da América. Sua meta principal é o crescimento e a integração nos aspectos comerciais, políticos e econômicos de cada país envolvido.

Apec

Bandeira do bloco apecSeu nome significa Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, fundado no ano de 1993, na Conferência de Satlle, formado por dezoito países, entre os Estados Unidos da América, Japão, China, Singapura, Tailândia, Chile e outros. Tem como objetivo fortalecer o comércio de produtos e serviços, reduzindo as taxas cobradas de importação e exportação entre os países membros.

Mercosul, Nafta, Asean e Benelux, também são blocos econômicos mundiais que podemos citar e que cooperam na área comercial do mundo, segundo economistas, os blocos econômicos tendem a aumentar e o país que não se integrar a um bloco econômico tende a ficar isolado do mundo na área comercial.

Assuntos Relacionados

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página