Boas maneiras na escola

Os bons costumes na convivência em grupo devem ser ensinados em casa, para depois serem reforçados com o convívio escolar.


Crianças estudando em escolaA escola é a instituição mais importante da sociedade, pois é nela que todos aprendem desde coisas simples até as complicações de um texto ou as operações dificílimas da matemática, por exemplo. Mas o que não é na escola que se aprende, ou pelo menos não é comum se aprender, são as boas maneiras. É claro, algumas escolas infantis inserem em suas atividades habituais as boas maneiras; porém, a grande maioria delas precisa ser aprendida em nossas casas.

Educação familiar

Desenho de crianças conversandoÉ extremamente aconselhável que as famílias ofereçam boas maneiras para seus filhos; pois atitudes educadas geralmente devem ser ensinadas dentro de casa, especialmente pelos pais. Muitos alunos, devido a vários fatores, parecem ter se esquecido dos bons costumes, que são imprescindíveis para uma boa educação. Para se ter boas maneiras na escola são necessárias algumas atitudes por parte dos alunos; sendo assim, essas maneiras que mencionaremos a seguir certamente são primordiais.

         

Comportamento adequado

Desenho de criança usando boas maneiras na escolaPrimeiramente, os alunos precisam demonstrar educação e respeito especialmente com os professores, diretores, inspetores e amigos da escola. Interromper a conversa de colegas e professores não é nada agradável; por isso, no momento em que eles estiverem falando, apenas ouça e espere sua vez para falar. Não jogue conversa fora em momentos inconvenientes, como quando o professor estiver explicando algo importante. Evite gritos, brigas e desentendimentos sem necessidade. Seja pontual e não se esqueça de palavras essenciais como: “Por favor”, “Muito Obrigado” e “Com Licença”. Sempre que possível, elogie os colegas de classe. Nada de jogar lixo fora do lugar, pois isso denota falta de educação. Peça desculpas e evite falar mal. Espere o momento certo para falar, em especial com o professor, e mostre respeito para com todos os membros da escola.

Boas maneiras são primordiais para um ambiente escolar saudável. Por isso, é viável que todos os alunos e funcionários cumpram seus deveres, principalmente quanto às boas maneiras, que sempre são bem-vindas.

1 voto



Mayara
27/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página