Boca seca e amarga o que pode ser?

Muitos problemas de saúde podem apresentar seus sintomas de formas inesperadas, a boca seca e amarga pode significar algo mais sério.

Boca com sintoma de securaDiversos fatores contribuem para que uma pessoa passe a sentir que sua boca está amarga. Este problema está ligado diretamente à secura da boca, pois quando as glândulas não produzem saliva o suficiente o paladar se altera e pode causar até o mau hálito.

O nome que se dá para quem sofre com o ressecamento da boca é Xerostomia, e isso pode acarretar outros problemas como o agravamento de cáries e a proliferação de bactérias e fungos, além do aumento de infecções bucais. Veja abaixo o que pode significar estar com a boca seca e amarga.

         

Causas

Existem diversas causas possíveis para a sensação de boca seca e amarga, das mais leves às mais graves, como Diabetes, Mal de Parkinson, Doença de Hodgkins, resfriados e infecções mal curadas, medicamentos com esse efeito colateral, radioterapia, quimioterapia e menopausa.

Mulher bebendo água

O uso de aparelhos e próteses dentárias também pode ocasionar a secura. Fumantes ao longo dos anos possuem forte tendência de sofrerem com alterações no gosto e na textura da boca, podendo esta se tornar amarga.

Sintomas

Para saber se você sofre com a boca seca e amarga, observe se possui dificuldades para mastigar ou falar, feridas na boca, mau hálito constante, rachaduras nos lábios, queimação na língua, secura na garganta ou gosto metálico.

Mulher no dentista

Após observar estes sintomas, procure um médico odontologista para a orientação e o diagnóstico exato. O tratamento pode ser feito de diversas formas, de acordo com o diagnóstico de cada um. Em casos mais simples, aumentar o consumo de água e estimular a produção de saliva através de balas sem açúcar e gomas pode resolver rapidamente o problema.

Para prevenir, alguns hábitos de vida saudáveis são indispensáveis, entre estes o consumo diário de grande quantidade de água.

Confira outras informações e dicas no vídeo.

Saber Saúde: Xerostomia

Saiba mais sobre boca seca e amarga

0 voto



Natalia
17/10/11
Tags: , ,



Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página