Bonecas de pano para decoração

As bonecas de panos agora menos utilizadas para brincadeiras, servem de decoração, seja no quarto, lembrancinhas ou em acessórios.

Bonecas de panoA boneca é um dos brinquedos mais antigos e muito popular em todo o mundo. Confeccionada com diferentes materiais, reproduz a forma humana, preparando de certa forma a menina para a maternidade. Pesquisadores dizem que as bonecas já haviam surgido desde a pré-história, encontradas esculpidas em rochas, madeiras ou em couro. No Brasil as primeiras bonecas surgidas vieram com a família real em 1808.
As crianças da corte tinham bonecas importadas enquanto as mais pobres ganhavam boneca de pano, essas que são bastante famosas. Duas dessas bonecas de pano ficaram famosas na literatura infantil, Emília, personagem principal de Monteiro Lobato e a “Boneca de retalhos” de O mundo mágico de Oz, do americano L. Frank Baum.

Embora hoje em dia as bonecas mais vendidas sejam as que interagem com a criança, choram, riem, contêm acessórios, ainda as bonecas de pano são muito utilizadas para decoração.

                       

Decoração com bonecas de pano

Quarto decoradoEssas bonecas são geralmente usadas para decoração de quarto e festas de meninas, além de ficarem lindas, dão um ar de delicadeza ao ambiente. São diversos modelos, como: bonecas porta fralda, bonecas em abajures, em quadros, chaveiros, colchas, pantufas, quite de berço. Em festa de aniversário pode se usar também como lembrancinhas ou até mesmo como o próprio tema da festa. Outra dica são os acessórios com as bonequinhas como o cachecol, sapatilha, brincos, bolsas e muito mais.

Bonecas de pano como fazer

Para você que gosta de criar e fazer artesanatos, fique atento as dicas de como fazer uma boneca de pano.

Materiais

materiais para boneca de panoPapel sulfite ou cartolina, caneta, tesoura, tecido rosa claro, tecido florido, algodão ou retalhos, dois botões pretos, caneta colorida e linha de tricô da cor que preferir.

Boneca de pano molde

Pegue a folha e desenhe o molde de sua boneca, em seguida recorte-o e coloque o tecido rosa claro que utilizará no corpo e desenhe conforme o molde. Depois de cortado o tecido, costure as extremidades pelo avesso começando pela perna. Ao finalizar a costura por quase todo o corpo e deixando somente o pescoço vire o tecido do lado certo.

Preenchimento

Preencha o corpo com algodão e separe. Para a cabeça é o mesmo procedimento, depois de desenhada e cortada, costure no avesso deixando somente um espaço para o preenchimento do algodão, vire e faça o preenchimento, depois é só finalizar com uns pontinhos para fechar a cabeça.

Boneca de pano vestidos

bonecas de panoApós a finalização do corpo, o próximo passo é o vestido. Pegue o papel e desenhe o vestido contando dois centímetros a mais para não ficar muito justo. Desenhe, corte o tecido e faça o mesmo processo de alinhavar pelo avesso somente as partes que serão fechadas. Depois de pronto o vestido, vista na boneca ainda sem cabeça, una a cabeça com o corpo dando pontinhos, cubra o pescoço da boneca com uma fita ou mesmo um pedaço do tecido florido simulando um colar. Recorte as linhas de tricô, cole na cabeça da boneca, com os botões costure no lugar dos olhos.

Muito simples e prático criar sua própria boneca de pano para decoração.

2 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook