Brincadeiras antigas de rua

As brincadeiras antigas de estimulavam muito mais a imaginação e a criatividade das crianças do que os brinquedos tecnológicos.

brincadeiras_antigas_3Antigamente quando não existiam celulares, computadores, e brinquedos tecnológicos as crianças tinham que usar a imaginação e a criatividade para se divertir. As brincadeiras eram inventadas ou compartilhadas, gerando amizades e fazendo com que elas aprendessem a conviver umas com as outras.

A rua era um lugar seguro e cheio de aventuras para a imaginação. Não era preciso muito para ter uma tarde inteira de diversão: apenas umas bolinhas de gude ou um pião nas mãos.

                       

Brincadeiras mais conhecidas

Entre os passatempos favoritos das crianças de algumas décadas atrás estão:

Esconde-Esconde

escondeGeralmente uma criança é escolhida no par ou impar ou “dois ou um” (quem não se lembra?) para ter que ir procurar os outros que estão escondidos. Essa criança se vira de costas para a parede e conta até um determinado tempo. Quando acha alguém criança corre até o ponto que estava contando e diz o nome da pessoa e bate na parede. Essa será a próxima a ir procurar.

Pega-Pega

Pega PegaBrincadeira que estimula as habilidades de correr e esquivar-se. Uma criança é o “pegador” que tem que correr atrás dos outros e encostar em outra criança. A primeira a ser tocada se torna o novo “pegador”. O “pique” é um zona de proteção, onde se pode ficar sem ser pego, geralmente é uma árvore ou uma parede.

Soltar Pipa

desenho-criança-brincar-pipaUma brincadeira que já começa quando a pipa vai ser feita, estimulando funções artesanais. É preciso ter noção da direção dos ventos e é um pouco perigosa por causa dos fios de energia, por isso é necessário sempre ter um adulto por perto para orientar a brincadeira.

Amarelinha

AmarelinhaEstimula a criança a conhecer números e desenvolve o equilíbrio. Com um giz , é feito um desenho no chão com números, em que a criança alterna pisadas com um pé e com os dois, tendo que pular a casa onde se joga uma pedrinha.

Outras brincadeiras também deixam saudades, como  passa anel, beijo abraço aperto de mão, ciranda-cirandinha, cabra-cega, pula corda, queimada, polícia e ladrão, entre outras.

Nenhum voto, seja o primeiro



Luis Filipe
27/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    debora - 13/08/2012

    adoreiiii essa pagina