Brotoejas no rosto do bebê como tratar

A pele do bebê até um ano é muito sensível, por isso é muito comum problemas de pele ocorrerem nos primeiros meses.

Bebê tomando banho.Mais comum do que muita mamãe imagina, as brotoejas surgem principalmente nos bebês de até seis meses, classificada como uma erupção cutânea causada pela alta temperatura do corpo, geralmente isso ocorre com os bebês devido a grande crença das pessoas acreditarem que eles sentem muito frio, agasalhando-os exageradamente. Mas, a realidade é que a temperatura do organismo dos pequenos é semelhante à de um adulto, por isso eles sofrem com as brotoejas que coçam e os deixam irritados.

Os poros da pele são responsáveis pela liberação de suor e quando há uma grande quantidade a ser liberado, os poros ainda precoces dos bebês são incapazes de liberar todo suor e, por isso surgem essas pequenas bolhas que se parecem com uma acne.

         

Quais os riscos?

Bebê aquecido por roupas.Geralmente no rosto do bebê, mas é frequente também nas costas, bumbum e couro cabeludo, lugares em que costumam transpirar mais.
A brotoeja não oferece grandes riscos, mas é preciso que as medidas corretas sejam tomadas, o que pode ocorrer devido à alta temperatura do organismo do bebê é a insolação, gerando assim os sintomas característicos como vômito, queda da pressão, etc.

Tratamento

Bebê irritado pela brotoeja.A brotoeja também causa coceira e, assim consequentemente feridas que podem infeccionar e causar manchas, por isso é preciso tratá-las.
A principal maneira de tratar as brotoejas é através da higienização e quanto menos roupas o bebê estiver melhor, banhos mornos com maizena também podem ajudar, refrescá-lo é uma das formas de auxiliar no tratamento. Ao longo do dia, umedeça as regiões afetadas pela brotoeja com algodão embebido de água boricada, opte por roupas de tecidos leves e de 100% algodão, não utilize tecido sintéticos ou lã, utilize uma fralda de algodão para secá-lo, ou se puder o deixe secar naturalmente, ao invés de usar a toalha.

A consulta médica e seguir corretamente as orientações são indispensáveis para livrar o seu bebê deste incômodo, o uso de pomadas e medicamentos só devem ser feitos com prescrição médica.

Saiba mais sobre as causas da brotoeja na pele do bebê neste vídeo do Youtube:

PEDIATRIA - Como os bebês reagem ao calor e à exposição ao sol?

Saiba mais sobre a pele do bebê

0 voto



Natalia
09/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu cuidei direitinho conforme o pediatra disse,mais assim msm deu uma pequena infecção,ele indicou banho e maizena na agua,to apavorada pois coça,me ajudem….posso passar pasta d agua ou agua boricada????

    elisngela
    03/03/13 às 11:09
  2. Oi gostei muuuito!

    lu
    27/02/13 às 10:13
  3. eu nunca tinha ouvido falar que é normal um bebê ter brotoeja porque a minha filha não teve e a netinha da minha vizinha tem, por isso tive curiozidade de procurar saber o que era até mesmo para poder ajuda-lá.

    mauriceia
    01/02/13 às 23:05