Caetano Veloso biografia resumida

Caetano Veloso é um dos mais celebrados artistas da MPB. Em sua carreira, somam-se discos e canções ícones da cultura nacional.

Caetano VelosoCaetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 7 de agosto de 1942. Sua carreira de músico, compositor, produtor e escritor ultrapassa quatro décadas. Irmão mais velho de Maria Bethânia, Caetano é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60.

Início da carreira

Caetano Veloso e Maria BethaniaCaetano aprendeu a tocar violão ainda pequeno. Entre 1960 e 1962 foi crítico de cinema para o “Diário de Notícias”. Em 1995, ao lado de sua irmã, iniciou sua carreira com o compacto “Cavaleiro/Samba e Paz”. Passou a participar de festivais de música popular e a compor trilhas de filmes. Em 1967 lançou seu primeiro LP “Domingo”, com Gal Costa. Caetano teve João Gilberto como uma de suas maiores influências.

                       

Trajetória artística

Disco de Caetano Veloso Foi precursor do estilo musical conhecido como MPB (música popular brasileira), cujo principal objetivo na época era a conscientização social de cunho político. Havia ainda a associação com o movimento hippie dos anos 60 e com o movimento Tropicália. Caetano sofreu censuras às suas músicas nos anos de ditadura, por conta de seu engajamento político, e em 1969 partiu para o exílio em Londres. Então, compôs o triste álbum “Caetano Veloso” (1971), com canções em inglês direcionadas aos brasileiros. Depois, lança o excelente “Transa” (1972), representando seu retorno.

Curiosidades

Capa-Coração-VagabundoFez alguns shows na casa de espetáculos nova-iorquina Town Hall, dentre outros trabalhos realizados no exterior. Tal como o documentário “Coração Vagabundo”, gravado durante apresentações nos Estados Unidos e Japão. A produção mostra o artista em sua intimidade e conta com a participação de Almodóvar e Michelângelo Antonioni . Seu disco mais recente é o super-elogiado “CÊ”, álbum polêmico devido a algumas letras picantes.

Considerado um dos músicos latino-americanos mais respeitados do mundo, sua discografia é composta por mais de cinquenta discos, além de canções em trilhas sonoras de filmes como “Hable com Ella” de Pedro Almodovar.

3 votos



Maria Eduarda
03/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Bruna - 03/12/2013

    me ajudou muito esse resumo agradeço a qum resumiu a vida de Caetano Velosoo (y) .........

    anitta - 11/11/2013

    nos ajudou muito em um trabalho

    luane táfenes - 03/11/2013

    me ajudou d+ no meu trabalho de música vlw ai !

    CristianHenrique - 28/10/2013

    Não e imitando a Nathalia não mas me ajudol no mel trabalho sobre Caetano Emanuel Viana Tales Veloso e eu me amarei muito em sua obra.

    thays naraa - 26/06/2013

    obrigada muito legal eu amei!

    rafaela - 30/05/2013

    obrigada me ajudou

    nathalia B - 14/05/2013

    valeu! me ajudou muito no meu trabalho

    isadora - 18/03/2013

    eu adorooo caetano veloso

    Joao Beto - 20/09/2012

    gostei dimais