Caixa de Pandora resumo da história

Se você é apaixonado por mitologia grega não pode deixar de conferir o mito da caixa de Pandora que fez surgir os males da sociedade.

Epimeteu e PrometeuCriada pelo poeta Grego Hesíodo o mito da caixa de Pandora se passa na Grécia antiga e gira em torno da história dos irmãos Prometeu e Epimeteu, deuses encarregados de criar o ser humano e animais que povoariam a Terra.
Epimeteu se encarregou de criar as características dos seres, porém, criando antes os animais, encontrou-se sem recursos suficientes para criar o homem, que deveria ser superior a todos. Assim, recorreu a seu irmão, que subiu ao céu e roubou o segredo do fogo, o que deu ao homem a superioridade necessária para sua criação.

Zeus sentiu-se afrontado pelo Titã Prometeu, com isso resolveu puni-lo, criando Pandora, mulher que recebeu vários atributos dos deuses, como persuasão e a beleza, assim como um coração traiçoeiro e mentiroso. Ele ofereceu a mulher a Prometeu, que desconfiado negou o “presente”, sendo assim a ofereceu a Epimeteu, que apesar das recomendações do irmão aceitou a mulher e acabou se casando com ela.

                       

Caixa de Pandora mito resumo

PandoraA partir dessa história surgiu o mito dos males da sociedade. Sendo a caixa de Prometeu, Epimeteu ou de Pandora, como dizem as várias versões existentes, uma das similaridades das historias é que Pandora abriu a caixa, espalhando os males para a sociedade na versão em que a caixa era maligna ou deixando escapar os bens oferecidos à humanidade, restando apenas a esperança na versão em que a caixa seria benigna.

Umas das versões mais conhecidas é que a caixa seria de Prometeu que antes de ser punido por Zeus deu a caixa a seu irmão, que teria que cuidar dela e protegê-la de curiosos. Ele não soube cumprir sua missão, foi seduzido por Pandora, que abriu a caixa liberando os males ao mundo, sobrando apenas o mal “o fim da esperança”. Ou seja, Hesíodo criou a história para justificar o estado em que se encontra a humanidade.

Caixa de Pandora o que é isso?

Caixa de PandoraQuanto à caixa, existem várias versões em algumas delas teria vindo com a própria Pandora, em outras seria de Prometeu ou Epimeteu, além disso, há uma versão em que a caixa possui os males da sociedade e outra em que a caixa seria carregada de bens a serem oferecidos aos homens. Na verdade, o verdadeiro castigo de Zeus aos irmãos não seria apenas a mulher traiçoeira, mas também a caixa, que foi feita para amaldiçoar a humanidade para punir o erro de Epimeteu, pois a mulher juntamente com a caixa libertou quase todos os males que poderiam piorar o mundo.

Com certeza as informações sobre o resumo da história são extremamente atraentes, o mito da caixa de Pandora é um dos mais interessantes de toda mitologia, vale a pena conferir cada detalhe.

No Canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais sobre a caixa de Pandora e o resumo da história:

CAIXA DE PANDORA RESUMO DA HISTÓRIA

Saiba mais sobre a Caixa de Pandora

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
31/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. nooossa amei esseresumo sobre acaixa de pandora, eu sou fascinada pela mitologia grega !!!!

    Bella
    11/04/13 às 13:21
  2. Adorei o artigo, parabéns à edição!

    Jéssica
    31/07/12 às 15:18