Caixa Econômica FGTS empresa

Confira informações sobre o depósito do FGTS na Caixa Econômica Federal, um direito do trabalhador e uma obrigação da empresa.

Carteira de trabalho e notas de dinheiroO FGTS ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um conjunto de recursos recolhidos das empresas e administrados pela Caixa Econômica Federal. Tem como objetivo principal amparar os trabalhadores que são despedidos sem justa causa, em situações de doenças graves ou pode ser investido ainda em habitação, saneamento e infraestrutura.

O FGTS é disponível somente para pessoas físicas e recolhido pela Caixa Econômica desde a década de 60, essa garantia é um direito do funcionário e uma obrigação da empresa, quando o trabalhador é demitido sem justa causa, o empregador deve fazer o depósito de multa rescisória na conta FGTS do trabalhador na Caixa Econômica, ou seja, a empresa deverá depositar um valor igual a 40% do montante de todos os depósitos realizados na conta do empregado vinculado durante a vigência do contrato de trabalho.

FGTS empresa certidão

Carteira de trabalho.Certidão ou certificado de regularidade do FGTS é o único documento que comprova a regularidade da empresa perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, sendo emitido exclusivamente pela Caixa Econômica. Toda a empresa cadastrada no sistema Caixa Econômica FGTS, identificadas a partir de inscrição efetuada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) podem obter a certidão, porém a empresa precisa estar em situação de regularidade com o FGTS, ou seja, estar em dia com as obrigações com esse fundo da Caixa Econômica. Caso o empregador esteja em débito com o FGTS, a empresa não poderá solicitar a certidão, acarretando em prejuízos para a empresa.

FGTS empresa consulta

Página da Caixa Econômica para consulta do FGTS pela internet.O empregador pode consultar a situação da sua empresa perante o FGTS Caixa Econômica pela internet, acessando a página da Caixa Econômica Federal, basta informar a inscrição da empresa (CNPJ ou CEI) e depois clicar em “consultar”. A empresa que está em dia com as contribuições devidas pode obter o Certificado de Regularidade do FGTS em qualquer momento.

Caso o empregado queira ter acesso ao seu FGTS, basta acessar o mesmo site da Caixa Econômica mencionado acima, automaticamente abrirá uma página da Caixa Econômica Federal, denominada “Serviço Social e Saldo do FGTS”. Preencha o número do PIS e a crie uma senha de acesso, ao inserir os dados, abrirá uma tela com o extrato mensal de depósitos realizados pela empresa na Caixa Econômica. Lembre-se de verificar as datas dos depósitos e valores, caso note alguma irregularidade procure o setor administrativo da empresa em que trabalha ou busque informações junto a Caixa Econômica Federal.

FGTS da empresa onde pagar?

Caixa Econômica Federal.O pagamento do FGTS pela empresa deverá ser feito em agências da Caixa Econômica ou nas instituições financeiras conveniadas. Poderão ser utilizados ainda locais alternativos como unidades lotéricas, canais de autoatendimento e internet “banking”, desde que tenham sido disponibilizados pelos bancos. Para o recolhimento mensal, as empresas utilizarão a GRF (Guia de Recolhimento do FGTS) geradas pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à previdência Social).

Mais sobre Caixa Econômica FGTS empresa

O não cumprimento da lei que obrigada o empregador a depositar o FGTS do trabalhador na Caixa Econômica Federal, impede as empresas de se relacionarem com órgãos públicos e empresas oficiais de crédito, por isso se você é empregador, não deixe de cumprir com sua obrigação.

No vídeo você confere mais informações sobre o FGTS, esse importante direito do trabalhador, saiba quais seus direitos e o que fazer se a empresa descumprir a lei.



Mais informações por email.

Comentar sobre Caixa Econômica FGTS empresa

Destaque

DETRAN SP RENAVAM multas

DETRAN SP RENAVAM multas