Caixa Econômica FGTS inativo

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do FGTS ativo e inativo. Se seu FGTS está inativo, confira como efetuar o saque.

FGTS inativoInstituído em 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi regulamentado pela Lei nº8. 036/90 com o objetivo de proteger e amparar o trabalhador caso haja encerramento da relação com o emprego. O FGTS corresponde a um valor de 8% da remuneração do mês anterior e é depositado mensalmente até o dia 07 de cada mês pelo empregador em uma conta vinculada com a Caixa Econômica Federal.

A conta bancária aberta na Caixa Econômica Federal para o recolhimento do FGTS pode ser de dois tipos: contas ativas, quando há depósitos mensais na conta realizada pela empresa durante o período de trabalho e as contas inativas, quando a conta deixa de receber depósitos em decorrência da rescisão do contrato de trabalho por um período de três anos corridos, ambas rendem atualização monetária e juros até o momento em que o titular da conta efetuar o saque do FGTS ativo ou inativo nas agências da Caixa Econômica. Se sua conta está inativa, seu FGTS é considerado inativo, por isso confira como proceder.

                       

FGTS inativo consulta saldo

Pessoa guardando documentos no bolsoCom cerca de 80 milhões de FGTS ativos e 55 milhões de FGTS inativos, a Caixa Econômica Federal disponibiliza aos seus clientes a consulta de saldos do FGTS ativo ou inativo através da sua página na internet. Para consultar seu saldo é preciso primeiramente cadastrar seus dados pessoais, tendo em mãos os documentos, o número de inscrição do PIS/PASEP e criar uma senha para o acesso.

FGTS inativo posso sacar?

Notas de dinheiroPara efetuar o saque do FGTS inativo o trabalhador deve comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos em mãos: carteira de trabalho, documento de identidade com foto e comprovante de inscrição no PIS/PASEP. Entretanto, o saque do FGTS inativo só ocorre após três anos corridos da rescisão de contrato de trabalho, ou seja, somente após três anos sem depósitos referentes à FGTS o trabalhador poderá sacar os recursos disponíveis no FGTS inativo na Caixa Econômica Federal.

Após a solicitação do FGTS inativo, o mesmo será pago no primeiro dia útil do mês do seu aniversário.

Se você possui uma conta de FGTS inativa, confira mais informações sobre como proceder e como sacar o dinheiro no vídeo.

Contribuintes têm direito a sacar 100% do valor de contas inativas do FGTS

1 voto



Thaís
11/01/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    marcia - 04/02/2014

    como saber quanto tenho de fundo de garantia inativo