Call Center o que é?

O call center é uma ótima estratégia para a empresa estreitar laços com clientes e promover a eficiência na prestação de serviços.


Call centerUm dos setores que mais emprega no Brasil, o call center surgiu como uma nova oportunidade para os negócios, em que é possível anunciar produtos e serviços, atender solicitações e reclamações dos clientes.

As empresas utilizam o call center como uma ferramenta de markenting, inovando a cada dia com novos recursos para atingir ao máximo a satisfação de seus clientes, promovendo a interação e o aumento das vendas.

         

Estima-se que mais de 600.000 empregos diretos venham desse setor aquecido por alta tecnologia e mão de obra treinada para diversos tipos de serviços. Sua história no Brasil é mais notória no final dos anos 90 e seu crescimento é contínuo. Tendo em vista o grande crescimento do setor, algumas instituições de ensino no Brasil oferecem a profissionalização acadêmica, através do curso de Gestão de Serviços em Atendimento.

O que é Call center

Atendente de Call CenterUm call center é basicamente uma central de atendimento, um conjunto de soluções e facilidades, que tem como objetivo receber ligações telefônicas e distribuí-las automaticamente a seus atendentes de acordo com o necessidade e solicitação do cliente, fazendo uma ponte direta entre ele e a empresa.

O conceito moderno de Call Center utiliza o mais alto grau dos recursos de administração da informação, de marketing criativo e de comunicações, disponibilizando softwares de telefonia, fax, correio de voz, internet ou outros. Em geral o contato é feito a partir do prefixo 0800 de discagem gratuita. O Call Center pode funcionar como um serviço de negociação direta – como na venda de produtos por telefone – ou no atendimento de solicitações e sugestões, orientando o cliente.

Influência na concorrência de empresas

mulher usando o telefoneTer uma economia estável, bons produtos e mostar boa produtividade hoje em dia não basta para a empresa moderna se esta não dispuser de recursos competitivos. O call center é um destes recursos, criando canais para comunicação cada vez ativos com os clientes. O departamento está sempre pronto a informar, ouvir e orientar, colhendo informações que permitem o aperfeiçoamento constante. Como cada empresa tem necessidades distintas não há um único modelo de call center a ser seguido, as empresas podem criar ou tercerizar seus serviços e treinar os seus operadores de acordo com seu segmento.

Tudo indica que essa evolução continuará por muitas décadas,  com sistemas vez mais modernos e eficazes. E quem quer preservar sua clientela, dando-lhe a melhor atenção, precisa saber usar o Call Center. Com ele, milhares de pessoas passam a obter quaisquer esclarecimentos adicionais sobre produtos ou serviços, para reclamar ou para dar sugestões.

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Juliana
30/04/12
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