Calor aumenta pressão arterial?

O calor excessivo traz sintomas que muitas vezes pode ser confundido com alterações na pressão arterial, será que realmente acontece?


Mulher passando mal

Com as elevadas temperaturas do verão, é muito difícil quem não sinta algum tipo de desconforto, como sensação de peso nas pernas, dores de cabeça e suor excessivo, que apesar de incomodar é o responsável por adaptar nosso corpo às mudanças de temperatura. Tanto calor podem trazer sintomas parecidos com o aumento da pressão arterial, mas que não devem ser confundidos.

         

Calor aumenta a pressão?

A resposta é não, as altas temperaturas não influencia no aumento da pressão. O que acontece muitas vezes é que devido o calor o consumo de bebidas alcóolicas aumenta, especialmente a cerveja, acompanhada sempre de tira-gostos salgados, e isso sim interfere na pressão arterial. O calor na verdade causa certa moleza, devido à vasodilatação, o que faz muitos acharem que a pressão pode estar alta.

Tirando a pressão 1

Distúrbios causados pelo calor

Exaustão

É consequência da exposição ao calor por várias horas, nestes casos há uma perda excessiva de líquidos pelo suor, que causam fadiga, fraqueza e algumas vezes até colapso. Pode ser resolvida com reposição de líquidos e de sal, a pessoa deve procurar um ambiente fresco para descansar.

Intermação

É o resultado de uma exposição longa ao calor, em que a pessoa não transpira o suficiente para fazer baixar a temperatura do corpo. A intermação é muito perigosa pode aumentar rapidamente os batimentos cardíacos, diminuir a frequência respiratória, confusão mental e perca da consciência. É considerada uma emergência médica, se a pessoa não puder ser atendida rapidamente ela deve ser envolvida com roupas ou lençois molhados. Mas deve-se procurar um hospital imediatamente.

Câimbras

São espasmos musculares graves, geralmente durante um esforço físico intenso em condições extremas de calor. São comuns em trabalhadores de siderúrgica, mineiros entre outros. Bebidas ou alimentos contendo pouca quantidade de sal podem ajudar a melhorar os sintomas.

Mulher exausta

O bom senso é a melhor maneira de evitar problemas relacionados ao calor, esforço físicos em excesso, ambientes muito quentes com pouca ventilação, consumo exagerado de bebida alcóolica. Para passar o verão na boa, vista-se sempre com roupas leves, beba sempre muita água e alimente-se com comidas leves. Mantendo estes hábitos você poderá curtir o calor saudável e livre de problemas.

Saiba mais sobre pressão arterial

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página