Calos nas cordas vocais sintomas

A voz pode sofrer alterações que nos impedem de executar nossas tarefas diárias. Veja algum desses problemas e seus sintomas.


Mulher com dor na gargantaO que seria de nós sem a nossa voz? Ela é necessária para quase tudo em nossa vida e sem ela podemos nos limitar bastante, além disso, a voz para muitos é objeto de trabalho como no caso dos professores, cantores, atores, locutores, entre outros que a usam para ganhar o seu dia a dia.

Muitas vezes abusamos das nossas cordas vocais usando-as de maneira inadequada sem saber que elas precisam também de cuidados especiais, pois os distúrbios nas cordas vocais podem trazer consequências sérias se não investigados e tratados corretamente.

         

Sintomas

Dor de gargantaOs calos são lesões semelhantes a uma cicatriz que aparece nas cordas vocais e que podem se transformar em nódulos. O sintoma mais comum e o primeiro que aparece é a rouquidão, que pode variar desde uma dificuldade ao falar até uma completa afonia, mas podem existir outros sintomas como ardor na garganta, pigarro constante, esforço e cansaço ao falar. Os sintomas são de fácil percepção e se diagnosticado precocemente tem alto êxito de cura.

Tratamento

Médica tratando de pacienteEm alguns casos a cirurgia é o mais indicado para extrair os nódulos que se formam, já em outros casos algumas sessões de fonoaudiologia podem resolver. O tratamento não é longo e alguns dos sintomas podem desaparecer em algumas sessões. Os nódulos podem levar de três a quatro meses para serem revertidos visualmente. Alguns hábitos como forçar a voz, consumir alimentos que causam azia, gritar ou até mesmo falar muito em ambientes que possuam ar condicionado devem ser evitados a fim de poupar a voz. A respiração e a postura são fundamentais para uma voz saudável, outra grande aliada é a água, ela permite que a região da garganta fique sempre hidratada.

A agitação e a velocidade do nosso cotidiano muitas vezes nos faz abusar de nossa voz e, atividades rotineiras podem ficar comprometidas pela falta dela, então é bom cuidar da voz para não perdê-la, preocupe-se com ela, respeitando sempre seus limites e no aparecimento de algum sintoma procure sempre um otorrinolaringologista.

0 voto



Juliana
02/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estous sentido um encomondo na garaganta na hora que eu viro o pescoço e na hora de enguli. E uma roqudao. O que pode ser. Eu canntava na igreja será que pode ser calo.

    bruna
    01/11/13 às 13:29
  2. eu sinto um cansaço em fala , as vezes eu fico rouca e quando canto minha garganta arde muito e me da pigarra .isso pode ser sintomas de calo nas cordas vocais?

    gislene de o. t. sousa
    13/06/13 às 8:39
  3. Preciso de informações de calos na garganta e sintomas mais graves

    Alexsia Fernandes
    31/05/13 às 23:05

X
Curta a página