Camada de ozônio e efeito estufa

A camada de ozônio é nossa maior proteção contra a radiação emitida pelo Sol, e devemos cuidar dela assim como controlar o efeito estufa.

Representação da camada de ozônioA camada de ozônio nada mais é do que uma camada que envolve a Terra e protege o nosso planeta das radiações solares, sendo que a principal radiação é a ultravioleta, que causa o câncer nos humanos. Por conta do desenvolvimento industrial, muitos processos utilizam produtos que acabam emitindo ao planeta clorofluorcarboneto, um gás que quando atinge a camada de ozônio acaba destruindo as moléculas que formam o O3, ocasionando, aos poucos, a destruição desta camada da atmosfera.

 Precauções

Raios ultravioletaVem se evitando ao máximo o uso de produtos que emitem clorofluorcarbono, mas mesmo assim os buracos na camada de ozônio só continuam aumentando, algo que preocupa tanto os cientistas como também toda a população. A emissão do gás deve ser evitada, pois somente assim conseguimos garantir a sobrevivência da nossa espécie e de toda a humanidade. No territorio global, a região que foi mais afetada pela destruição que causou muitos buracos na camada de ozônio é na Antártida e nesta região, mas especificadamente no mês de setembro, cerca da metade da concentração da camada de ozônio é sugada da atmosfera de modo muito misterioso. Este fenômeno deixa a população à exposição dos raios ultravioletas ainda mais intensos, atingindo uma área de 31 milhões de km, ou seja, 15% da superfície do planeta. Já nas demais regiões do planeta, ocorre uma diminuição da camada de ozônio menos intensa, atingindo somente de 3% a 7%.

                       

Causas

SprayAs moléculas emitidas pelo efeito estufa que acontece por conta do desmatamento de florestas, indústrias que emitem fumaça para o ambiente, uso de automóveis que precisam de energia não renovável e vários outros problemas, causam o famoso efeito, que facilita o processo de destruição na camada de ozônio. Todas essas moléculas têm a capacidade de passar intactas pela troposfera, que é a parte da atmosfera que protege o nosso planeta dos raios ultravioleta e, em seguida, atingem a estratosfera que é a parte onde os raios ultravioletas aparecem em maior quantidade. Os raios têm a capacidade de quebrar essas moléculas e destruir a camada de ozônio, formando assim o monóxido de oxigênio e cloro.

Fatores benéficos

Indústrias causando poluiçãoOs óxidos de nitrogênio realizam reações que liberam os átomos de oxigênio que se combinam entre si em uam espécie de “reprodução” da camada de ozônio, tampando assim os buracos provocados na mesma, entretanto, a destruição é maior que a produção. O principal problema que toda a população teme quando o assunto em questão é a destruição da camada de ozônio, está relacionado ao grande aumento da incidência do câncer de pele, podendo virar uma epidemia no mundo, afinal, os raios ultravioletas quando atingem a camada superficial da pele tem a capacidade de atingir as células e realizam a mutação nas mesmas, deixando-as cancerígenas e causa o desequilíbrio no clima.

Quando o planeta fica sem a camada de ozônio, acaba aumentando a incidência de raios ultravioletas presente na Terra, aumentando assim os problemas de câncer de pele e outros problemas comuns à exposição solar.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
26/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook