Câncer de garganta primeiros sintomas

O câncer de garganta representa 2% das doenças malignas e pode prejudicar funções essenciais, se não diagnosticado devidamente. Veja!

Câncer na gargantaO câncer de garganta é aquele causado por células cancerígenas que atingem principalmente as cordas vocais, laringe, orofaringe e várias outras áreas próximas à garganta. O câncer de garganta é também conhecido como câncer de laringe e representa cerca de 2% de todas as doenças malignas.

É um câncer de fácil tratamento, mas deve ser diagnosticado antes que o mesmo cause sérios danos às cordas vocais, a deglutição ou mesmo obstrução das vias de respiração. Deste modo, confira as informações a seguir e também algumas sugestões sobre os primeiros sintomas, como evitá-las entre outras dicas.

         

Sintomas iniciais

Homem tossindoOs primeiros sintomas a se desenvolver é a rouquidão, que perdura por mais de duas semanas, depois há o aparecimento da dor de garganta que não é curada nem quando o indivíduo toma medicamentos.

Após isso, os sintomas vão se tornando frequentes e entre eles está a dificuldade para engolir, o inchaço da região do pescoço, tosse, tosse com sangue e perda de peso, sons respiratórios fortes e sensação de caroço na garganta. Depois que esse câncer atinge a região da garganta, a mesma se espalha pelos demais órgãos do corpo.

Diagnóstico

Médico com estetoscópioO diagnóstico do câncer de garganta deve ser feito por um especialista da área (otorrinolaringologista), esse exame é feito pela descrição dos principais sintomas e por uma série de exames solicitados como a laringoscopia, tomografia de crânio e uma ressonância magnética de crânio.

Todos os testes são feitos para ajudar a identificar se é câncer e se as células cancerígenas já se espalharam para os gânglios linfáticos, que se localizam próximo a região afetada. Quando diagnosticado já com esse primeiros sintomas, as chances de cura é de aproximadamente 90% dos casos.

Como evitar

Mulher fumandoPara reduzir as chances de desenvolver um câncer de garganta é recomendado que se evite o tabagismo e a ingestão de álcool em excesso. Além disso, tenha uma dieta sempre equilibrada e saudável.

A causa relacionada ao tabaco é justificada pelas altas concentrações de nitrosaminas que formam a fumaça, que tendem a causar o câncer de garganta tanto em indivíduos fumantes como em não fumantes.

Outra principal causa desse câncer, está relacionada com o vírus VPH (Vírus do Papiloma Humano) transmitido por meio de relações íntimas e representa um grande fator de risco.

O câncer de garganta tem cura! Para isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento. Com isso visite seu médico com regularidade e esteja sempre atento aos sinais do seu organismo, pois com a prevenção nos primeiros sintomas o tratamento do câncer pode ser mais rápido.

Quer saber mais sobre o câncer de garganta? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

O que é câncer na laringe?

Saiba mais sobre câncer

1 voto



Thaís
04/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. O câncer de garganta, ataca em que idade ?

    João Victor Martins
    27/11/13 às 18:36

X
Curta a página