Câncer de mama em homens sintomas

O câncer de mama, doença de grande incidência entre as mulheres, também pode se manifestar na parte masculina da população.

Camiseta da campanha de combate ao câncer de mama masculinoO câncer de mama é uma das principais causas de morte entre mulheres, contudo, são poucas as pessoas que possuem o conhecimento de que tal doença também pode aparecer nos homens. Esse tumor é o desenvolvimento das células mamárias, as quais crescem rapidamente e substituem o tecido saudável. O câncer de mama é tratável, apesar de que o seu descobrimento no estágio inicial da doença é fundamental para maiores chances de cura.

Grupo de risco

Homem de meia idadeDe acordo com especialistas, as causas do câncer de mama ainda são desconhecidas, sendo que qualquer mulher e homem pode desenvolver a doença, apesar de que o tumor tem maior incidência no sexo feminino. Os índices de cura estão relacionados ao diagnóstico, isto é, as chances de cura se o tumor for descoberto logo no inicio. Para se ter uma ideia, quando o tumor é descoberto precocemente, as chances de cura são de 90% enquanto para o descobrimento tardio são de apenas 20%. Geralmente, este tipo de câncer é mais comum em homens de idade mais avançada, isto é, mais comum entre homens com idade entre 50 a 60 anos, e pela falta de conhecimento sobre a doença, o homem geralmente deixa de realizar o autoexame, que é de extrema importância para a detecção do câncer.

                       

Diagnóstico

O diagnóstico é complicado e o tratamento e consequentemente a cura são ainda mais difíceis. O diagnóstico tardio do câncer de mama nos homens é muito tardio faz com que, ao ser detectada, a doença já se encontre em estagio evoluído e, para reverter este quadro, é preciso que a atenção da população seja atraída, principalmente dos homens, os quais nem desconfiam que esta doença também faz parte do sexo masculino e não apenas do feminino.

Causas e sintomas

Exame de câncer de mama masculinoAlguns fatores podem favorecer o aparecimento da doença, como ter mãe ou irmão ou irmão com o câncer, histórico de exposição à radiação, fumar, fazer o uso excessivo de álcool e obesidade. Quanto aos sintomas, estes são os mesmos em relação às mulheres, sendo que o primeiro sinal do câncer de mama é o aparecimento de um pequeno nódulo no seio, o qual é na maioria dos casos indolor e que pode cresce de forma lenta ou rápida. Além disso, dentre outros sintomas destacam-se:

- Mudança do tamanho ou formato do peito.
- Mudança de cor, enrugamentos, reentrâncias ou elevações da pele na região do peito.
- Um ou mais nódulos nas axilas.

Seu diagnóstico é feito através do autoexame mensal, deve-se visitar o médico regularmente e redobrar a atenção para toda e qualquer mudança que ocorrer na região. O tratamento é realizado através de intervenção cirúrgica e também deve-se se submeter a quimioterapia, que poderá ter a sua quantidade de sessões variadas para cada caso.

1 voto



Andre
13/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook