Cão guia deficientes visuais

A formação de um cão-guia para cegos exige adaptações e treinamentos específicos para que seja um companheiro fiel e eficiente.

Cão-guia.Poderia até ser designado como “profissão”, o trabalho que um cão-guia de cego executa. No Brasil, aos poucos, associações estão investindo na capacitação e treinamento de cães para este trabalho, mantendo campanhas que ajudam a eliminar aa ignorância e a falta de solidariedade que impedem os deficientes visuais de transitarem com liberdade junto aos seus cães em lugares públicos.

Na Europa e nos Estados Unidos, esse trabalho é reconhecido pela população e os criadores chegam a fazer doações de filhotes para serem treinados. Associações constroem seus próprios canis, permitindo e garantindo a renovação de cães.

                       

Raças

De modo geral, as raças Pastor Alemão, Golden Retriever e Retriever do Labrador são as indicadas para o trabalho de cão-guia, mas outras podem ser treinadas.

Treinamento

Treinamento de cao guiaO cão é selecionando, verificando-se, até o 2º mês, a sua saúde, temperamento e nível de liderança. Aprovado, conviverá com uma família voluntária por um ano para ser socializado e conviver com o maior número possível de informações e experiências, como passeios, visitas a locais, contatos, viagens, etc.

Será ainda treinado para obedecer a coisas básicas: sentar, cheirar, deitar, ficar, atravessar ruas, ser educado, etc. Voltará, então, à escola, sendo treinado por aproximadamente sete meses, para a nova função.

Treinamento específico

Cão guia no ônibusCom um ano, o treinamento é direcionado para o trabalho de cão-guia e, por três meses, seu adestramento inicial será corrigido e aperfeiçoado para a  condução em linha reta à esquerda da pessoa, parar ou sentar para atravessar ruas e desviar de obstáculos ou outras situações.

Após esse período será introduzido o peitoral do cão-guia para sua adaptação e, ainda, serão apresentados obstáculos e exercícios mais complicados.

Então, o cão estará apto ao contato com seu novo dono.

Um cão-guia não deve ser tocado por pessoas estranha ou até mesmo distraído enquanto estiver guiando .

Assuntos relacionados a cães

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
19/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook