Capitalismo e socialismo diferença

Os dois sistemas político-econômicos mais discutidos têm algumas importantes diferenças ideológicas e governamentais entre eles.

Bandeiras de EUA e URSS

O sistema de governo e o sistema econômico são fatores determinantes para a vida e a evolução de uma sociedade. Atualmente, quase todos os países do ocidente vivem em um sistema democrático e capitalista. Porém, não são poucos os que defendem a inserção do socialismo como sistema de governo e distribuição de renda. Em meio a tanta discussão, é interessante conhecermos melhor as diferenças existentes entre estes dois métodos:

Capitalismo

Notas de cem dólaresO capitalismo tem como objetivo a acumulação de capital (dinheiro) através o lucro. No capitalismo, temos estabelecido o domínio total ou parcial de todos os meios de produção, independentemente do segmento, como fazendas, indústrias, comércio; desenvolvidos pela iniciativa privada. O mercado é controlado pela livre concorrência e pela competição. Altos investimentos de capitais privados são direcionados ao desenvolvimento de setores produtivos, e a sociedade se organiza em classes: uma integrada pela elite, proprietária dos meios de produção e a outra composta por trabalhadores.

Uma das vantagens do capitalismo é o desenvolvimento trazido pela competição e pela busca do lucro. Uma sociedade capitalista não possui limites, e sempre a qualidade de vida tende a melhorar, no contexto da disputa mercadológica. Os problemas, na maioria das vezes, são o abuso de recursos naturais e a grande desigualdade social, frutos diretos do sistema.

Socialismo

Símbolo do SocialismoPor sua vez, o socialismo é um monopólio por parte do Estado. Tudo é controlado pelo governo, e os meios de produção são todos propriedades do Estado. Os investimentos são totalmente controlados e criados por órgãos estatais. Não há competição de mercado e nem distinção entre classes, uma vez que toda a população é dona dos meios de produção.

Mais sobre Capitalismo e socialismo diferença

Uma vantagem no socialismo é o maior controle dos abusos mercadológicos contra o homem e contra natureza, além da extinção da desigualdade social. Porém, no sistema socialista a falta de disputa ocasiona menor avanço tecnológico e, algumas vezes, estagnação.

Assuntos relacionados




Amoedo
27/02/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Capitalismo e socialismo diferença

  1. Gostei imenso da matéria, e que ajudou-me bastante a deferênciar Ambos

    Inacio Felisberto Firmino
  2. muito bom mesmo me ajudou na prova vlw

    joermerson

Destaque

Ginástica para idosos resumo

Ginástica para idosos resumo