Capoeira história movimentos e instrumentos

Praticada por diversas pessoas a capoeira vem de antigas tradições e conquistou adeptos por mexer com o equilíbrio de corpo e mente.

jogadores de capoeiraAlguns chamam de dança, esporte ou jogo, mas o que é realmente confirmado é que a capoeira tem suas raízes fincadas no Brasil e mistura arte-marcial, música, cultura popular e esporte. O que a torna tão interessante e diferente de outras artes marciais já vistas é a música utilizada em suas rodas na qual a maior parte dos jogadores tocam os instrumentos e cantam. O jogador de capoeira que não se envolve com as músicas da roda, por mais experiente que seja é considerado incompleto. Sua história, movimentos e instrumentos descrevem parte do povo brasileiro.

História

capoeira escravosSeu nome significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, por ser praticada pelos lutadores próximos ao chão para que não fossem pegos por seus senhores que condenavam este jogo. Há estudiosos que afirmam que seu surgimento se deu no século XIX quando apareceram seus primeiros registros. Mas há outros que dizem ter começado no século XVI quando escravos africanos chegaram ao país e afirmam que em 1789 foi feita a primeira menção do jogo em registro policial que acusa um escravo de ser “capoeira”. A primeira academia oficial foi fundada em 1932 por Mestre Bimba, o nome mais lembrado da arte por não permitir que ela se extinguisse. Entre outros capoeiristas históricos estão Besouro Mangangá e Madame Satã.

                       

Movimentos

golpe bênção ufcTambém chamados de golpes têm seus nomes alterados por diferentes regiões. Podem ser divididos em golpes traumatizantes que podem causar contusões e desequilibrantes que servem para desorientar o adversário. Entre os golpes traumatizantes podemos citar a Armada que acerta o oponente com o lado externo do pé através de um movimento rotativo em que o outro pé é o ponto de equilíbrio do corpo ao chão. Como desequilibrante tem a Benção no qual estando em ginga o jogador atinge o adversário com a planta do pé.

Instrumentos

Nas rodas são utilizados geralmente três berimbaus, dois pandeiros e um atabaque, mas podem ser inclusos o agogô e o ganzá.

Para saber mais sobre o jogo acesse o Portal da Capoeira.

Nenhum voto, seja o primeiro



Ariane
21/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Artes Marciais - 30/10/2011

    Mas que excelente qualidade achei nos posts muito bem elaborados desse blog. Finalmente descobri o que necessitava conhecer sobre isso de uma forma simples e direta. Continuarei seguindo seu blog enquanto persistir com o ótimo trabalho. Meus cumprimentos!