Características do carnaval brasileiro

Comemorado desde os séculos passados o carnaval é sinônimo de festa e liberdade. Conheça as características do carnaval brasileiro.

Máscaras e itens carnavalescos

Considerada a maior festa popular do país, o carnaval foi trazido para o Brasil na época da colonização por volta do século XVII, pois na Europa as festas carnavalescas faziam parte da tradição de muitos países, entre eles, Portugal, Itália e França em que as comemorações aconteciam nas ruas e os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. As comemorações ocorriam em um período que antecede a quaresma e tinha como significado a liberdade, tradição, esta que ainda faz parte do carnaval brasileiro.

         

Mas, com o decorrer dos anos o carnaval foi ganhando blocos carnavalescos e escolas de samba, conhecidas mundialmente pelas produções de fantasias, carros alegóricos e adereços usados nas noites de carnaval com o objetivo de animar o povo brasileiro e ao mesmo tempo competir entre si.

Com lugar de destaque na mídia nacional e internacional, o carnaval é um dos períodos que mais atrai turistas estrangeiros, afinal, quem não quer conhecer pelo menos uma vez na vida o maior e melhor carnaval do mundo?

Conheça um pouco sobre a história do carnaval brasileiro:

História do carnaval brasileiro

Carnaval antigo

Comemorado no Brasil desde a chegada dos portugueses, o carnaval só se popularizou entre o país a partir do século 19, ganhando destaque na cultura brasileira e se tornando uma das maiores festas populares do mundo. Sua popularização só ocorreu quando as classes nobres começaram a participar das festas de salões e de ruas, em que todos se fantasiavam e decoravam as ruas e os carros para desfilarem.

E, foi só em 1899 que Chiquinha Gonzaga criou a primeira marchinha de carnaval conhecida como “Ó abre alas” para o bloco carnavalesco Rosa de Ouro, a partir disso, começam a surgir às escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro, como exemplo, a primeira escola de samba do Rio de Janeiro foi a Deixa Falar, dando início a um novo formato de carnaval, o qual é praticado até os dias atuais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Já, nas regiões do Nordeste o carnaval manteve suas tradições europeias, as pessoas saem às ruas fantasiadas para dançar o ritmo do carnaval que em Recife e Olinda é o frevo e o maracatu, já em Salvador o carnaval é marcado pela tradição dos trios elétricos, além de blocos carnavalescos como o Olodum e os blocos de rua.

O carnaval brasileiro na imprensa internacional

Gisele Bündchen desfilando em Unidos de Vila Isabel

O carnaval é o evento que mais atrai turistas estrangeiros para o Brasil, principalmente nas regiões em que o carnaval faz parte da tradição, como é o caso de Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro, sendo que o carnaval e as praias cariocas são destaque internacional nesta época do ano, sendo o ponto turístico de milhões de turistas todo ano, afinal o carnaval do Rio de Janeiro é visto como um dos melhores eventos carnavalescos do mundo.

Todo ano nos meses que antecede o carnaval, a impressa internacional faz muitas reportagens sobre as escolas e os blocos carnavalescos, dando dicas de pontos turísticos para aqueles que querem se aventurar no país do carnaval e futebol.

Assista ao vídeo que selecionamos e saiba mais sobre a História do Carnaval brasileiro.

História do Carnaval

Mais artigos sobre o carnaval no Brasil

0 voto






Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página