Características do Realismo e Naturalismo no Brasil

O Realismo/Naturalismo possui várias características marcantes e ótimos autores, como Aluísio de Azevedo e Machado de Assis.

LivroCom o passar do tempo, as características de determinada sociedade são se alterando gradativamente. E com a literatura não é diferente, pois as escolas literárias atingem seu ápice pouco antes de entrar em decadência e depois ser substituída por outra.

O Realismo/Naturalismo (1881 a 1893) é a escola que tomou o lugar do Romantismo (como estilo literário) e precedeu o Modernismo no Brasil.

         

Vamos aos principais pontos, leitor sedento de informação.

As características

Diferentemente das escolas anteriores, como o Romantismo, o Realismo se baseia, principalmente, na objetividade, que toma o lugar de descrições exageradas de personagens ou cenários, evitando assim a prolixidade nas obras.

Brás Cubas - Machado de AssisOutra característica bastante marcante é a total crença na razão. Enquanto outras escolas (como o Romantismo) se baseiam em fatos do destino e na mitologia, esta nova escola se baseia totalmente na razão, quando o sentimentalismo cede lugar a frieza nas relações amorosas.

“E o destino, fica onde nessa história?”. Fica de fora, caro amigo. Os autores Realistas e Naturalistas defendem que o cientificismo determina a vida e as ações do ser humano, ao invés de uma força maior. Dessa forma, a literatura não diz que o homem possui uma relação com Deus, exaltando o “lado materialista” das pessoas.

O Determinismo presente nas obras literárias defende que a conduta das personagens são regidas por 3 variáveis: a hereditariedade, que explica as tendências, caracteres e as patologias; o meio, que determina o comportamento; e o momento histórico, que se responsabiliza pelas ideologias de cada um.

Obras

O Cortiço - Aluísio de AzevedoUm dos maiores exemplos é “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, que foi a primeira obra brasileira a expor um relacionamento entre duas mulheres (Pombinha e Léonie).

Outra obra notável dessa escola é “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, história narrada por um defunto enquanto seu corpo se decompunha.

E não se esqueça de que Realismo é escola literária e realismo é semelhança com a realidade.

0 voto






Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página