Carlos Drummond de Andrade biografia resumida

Poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade anda encanta os amantes da boa leitura com seus textos de visão realista e românticos.

Carlos Drummond de Andrade

Nascido em outubro de 1902 o mineiro de Itabira colocava sua cidade natal entre suas obras. Foi estudar em Belo Horizonte e depois no Colégio Anchieta no Rio de Janeiro com os jesuítas da qual foi expulso por não se sujeitar as ordens que lhe davam. Voltou para Belo Horizonte e começou a carreira de escritor no Diário de Minas que agrupava os iniciantes do movimento modernista mineiro. Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925 e fundou com outros escritores A Revista que foi um importante veículo para o Modernismo em Minas Gerais.

                       

Drummond  e o modernismo

Carlos Drummond de Andrade 2

Drummond concordava com a linha de pensamento dos modernistas que defendiam a escrita com versos livres e sem depender de métricas fixadas. Esta libertação pela qual lutava faziam parte Mario de Andrade e Oswald de Andrade, sendo esta a segunda geração do Modernismo no Brasil.

Poesias

Carlos Drummond de Andrade 3

Suas poesias são vistas com poder de levar o leitor a ter uma atitude livre de referências. O escritor Affonso Romano de Sant’Anna afirmou que é possível ver a poesia de Drummond dividida em três atitudes: Eu maior que o mundo (em poesias irônicas), Eu menor que o mundo (em poesias sociais) e Eu igual ao mundo (em poesias de abstração). No final da década de 1980 Drummond acrescentou outras linhas ás suas poesias que o acompanharam até sua última publicação. Entre suas obras poéticas estão: A Rosa e o Povo, Amar se Aprende Amando, Fazendeiro do Ar e As Impurezas do Branco.

Impressionista

Estátua de Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond era dominado por sua individualidade e muitas vezes escrevia poesias e deixava situações subentendidas ou que pareciam ser o contrário do que escrevia. Escrevia como um torturado por situações passadas, temendo o que haveria de enfrentar no futuro juntando tudo em seu presente entregue em papéis e escritas profundas.

Suas frases, poemas e textos podem ser encontrados no site O Pensador e no YouTube você poderá ver várias narrativas de suas mais belas obras.

Assista esse documentário disponível no youtube sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade:

Carlos Drummond de Andrade )

Saiba mais sobre literatura:

1 vote



Ariane
31/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    alessandra damasceno de oliveira - 22/01/2014

    Freddie Mercury merece muito respeito como artista pela qualidade da obra que deixou, pelo seu sendo de dever e respeito com seu público, parceiros de trabalho e entes queridos. ele ainda tem uma multidão de fãs e profissionais da mídia que o admiram e respeitam o trabalho dele e seu exemplo de vida embora ele tenha morrido devido as consequências de seus excessos. Mesmo enfrentado uma doença tão degenerativa como essa ele teve uma força de vontade de viver até seu último suspiro e animou os parceiros de sua banda nos momentos mais dramáticos de sua vida. pela sua integridade diante da morte ele merece que sua memória seja respeitada pelo ser humano que foi em vida

    alessandra - 03/02/2013

    como eu muita gente de todas classes sociais e artísta de vários segmentos apreciam suas músicas e o respeitam.

    Patriciabarboza2012 - 03/05/2012

    amo freddie loucamente;jamais existira um cantor tao maravilhoso como ele,

    verysilva - 04/02/2012

    amo o freddie desde os meus 10 anos de idade. amo sua música ,carisma e performances no palco.