Carros automáticos para deficientes físicos

Os carros automáticos permitem que deficientes físicos tenham mais autonomia. Há vários modelos com impostos reduzidos para deficientes.

Carro com câmbio automáticoCom tantas tecnologias voltadas para a qualidade de vida de todos, uma inovação que proporcionou um avanço na vida dos deficientes físicos foi a montagem e adaptação de veículos que permitem que deficientes físicos possam ter mais autonomia.

Isenção de impostos

Os carros automáticos para deficientes físicos têm isenção de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A retenção é feita pela Receita Federal e faz com que os modelos não custem mais que  R$ 60 mil. Os principais modelos são o Picanto, Peugeot 206, Fit, Astra, New Beatle, Cerato Sedã, Fucus, Corolla Citroen Aircross e Honda Civic.

                       

Aircross

Aircross para deficientesÉ indicado para deficientes que usam muletas, bengalas ou amputados, pois permite fácil acesso ao seu interior. Já para cadeirantes, há alguns pontos que negativos, pois o ângulo da porta na lateral do carro não permite que o cadeirante consiga chegar perto da porta, mas não impede que ele dirija o carro. Você pode conhecer um test-drive do modelo na Revista Reação.

Civic

porta malas honda civicO modelo da Honda, que foi apontado, por duas vezes consecutivas, como o “Melhor carro para a pessoa com deficiência”, possui disponibilidade interna para a acomodação de muletas, mais acessibilidade, portas com bons ângulos, apoio para ajudar o deficiente a entrar e sair. Comandos do painel, posição de dirigibilidade também são atrativos do veículo.

Para adquirir autorização para dirigir é preciso que o portador de deficiência física vá até uma autoescola para fazer um curso no Centro de Formação de Condutores com aulas teóricas e aulas práticas. Antes disso, serão realizados exames médicos e psicológicos com médicos especialistas, avaliando se há ou não a necessidade de um veículo adaptado, especificando qual o tipo de deficiência e as necessidades de adaptação. A CNH para deficientes tem validade de um ano.

Veja mais comparações de modelos no Blog do Cadeirante.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
20/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostaria de saber se é possível adaptar outros modelos de acordo com a preferencia, pois pretendo comprar um carro quem não tem cambio automatico.

    Luis Poça da Silva
    19/03/13 às 9:31
  2. gostaria de saber se o citroen c4 hatch tem desconto para pne com isençao total para pne

    Fernando Oliveira
    12/11/12 às 8:17
  3. tenho que adquirir um veículo com adaptação de freio e acelerador, bostaria de saber as marcas que possuem os melhores descontos.

    Pcpereira69
    15/07/12 às 11:25
  4. isso é muito bom, as tecnologia, bem avançada, sei que serve para mim, que sou pequeno, e tem um pequeno, deficiencia nas penas..

    Ricardo alves
    11/05/12 às 10:48