Cartão do SUS como fazer

O cartão do SUS é um documento necessário para quem deseja ser atendido em postos de saúde ou em hospitais públicos. Peça já o seu.

O cartão do SUS.A maioria da população brasileira não possui nenhum plano de saúde privado, até mesmo pelo alto custo das mensalidades, mas em 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de fornecer um melhor bem-estar aos brasileiros gratuitamente já que, como diz a Constituição federal: “A saúde é um direito de todos.”

E para colocar tudo isso em prática foi criado o cartão nacional do SUS que serve para consultas em hospitais públicos ou nas emergências, sem ele não será permitido consultar na rede pública. Muitas pessoas não sabem como fazê-lo e para acabar com a dúvida confira os tópicos abaixo e veja como solicita-lo.

                       

Cartão do SUS como solicitar

Mulheres trabalhando.O cartão do SUS é um documento de identificação usado em todo território brasileiro, portanto é preciso tê-lo sempre à mão. Para solicitar o seu é necessário realizar um cadastro bem simples e rápido em postos de saúde, hospitais ou clínicas do SUS habilitadas pelo governo para tal procedimento em sua cidade.

Documentos para fazer o cartão do SUS

Mulher entregando documentos.Para realizar o cadastro é necessário apresentar as cópias de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência, lembrando que todas elas devem ser acompanhadas dos originais. Cada cidade tem um horário e local de funcionamento do cartão do SUS, informe-se sobre os horários e locais de atendimento e peça o seu.

Como tirar 2° via do cartão do SUS

Cartão do SUS.Todas as pessoas que já têm o cartão do SUS e de alguma maneira perderam o seu, poderão tirar uma 2° via, pois o sistema armazena os dados cadastrais do usuário. Quando ocorre seu extravio ou furto é necessário realizar um boletim de ocorrência na delegacia, e depois encaminhar para os locais de cadastro do cartão SUS e pedir a 2° via de seu documento mediante apresentação dos documentos pessoais mais o boletim de ocorrência. Após isso seu documento será emitido novamente.

E para qualquer consulta ou agendamento em hospitais públicos é preciso apresentar o cartão. Agora que você já sabe como solicita-lo, quais documentos necessários e como tirar a 2° via de seu documento encaminhe-se para um local de atendimento ou acesse o Portal da Saúde e confira as informações mais importantes.

 

No canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais informações sobre Como fazer o cartão do SUS:

CARTÃO DO SUS COMO FAZER

 

Veja mais sobre SUS

Nenhum voto, seja o primeiro



Veronica
23/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.