Cartão do SUS online

O Cartão do SUS é um documento gratuito e obrigatório para todos os que desejam utilizar os serviços da Rede Pública de Saúde.

Cartão do SUSRecentemente, qualquer atendimento realizado através do SUS (Sistema Único de Saúde) passou a exigir do paciente a apresentação do Cartão do SUS. Para a obtenção do cartão deve ser feito um cadastro, para que se torne possível a identificação não apenas dos usuários, mas também das unidades e profissionais de saúde pública do Brasil. Com isso, o governo brasileiro espera reduzir o grande número de fraudes que acontecem em todo o país, bem como controlar melhor e criar estatísticas sobre o atendimento de saúde pública.

O problema das filas nos hospitais e postos de saúde públicos é uma das mais graves mazelas brasileiras. Uma atitude governamental que vise informatizar, otimizar e acelerar o processo de atendimento deve ter total apoio da população e cabe aos contribuintes cobrarem de seu governo para que o processo seja implementado com sucesso, além de realizarem o procedimento de cadastro para a emissão do documento.

                       

 Cartão do SUS cadastro

Ponto de cadastro do cartão SUSInfelizmente, ainda não há uma plataforma em atividade para a emissão online dos cartões. Porém, algumas importantes informações podem ser obtidas na web sobre como solicitar a emissão do documento sem maiores problemas. Para realizar o cadastro, deve ser procurada a secretaria municipal de saúde de sua cidade ou o posto de saúde mais próximo. Com o lançamento do Cartão do SUS o governo promete, novamente, acabar de vez com as filas, fraudes e tempo de espera desnecessário. É importante realizar o cadastro e solicitar a emissão do cartão mesmo com a saúde em dia, pois isso evita diversos transtornos caso surja alguma emergência.

Recursos em implementação

Imagem sobre o Cartão SUSNa cidade de Criciúma, em Santa Catarina, foi implementado um interessante sistema que avisa todos os pacientes do SUS, via SMS, a data das consultas. A população local era uma das mais insatisfeitas com a demora no atendimento, e mudanças estão sendo testadas na região. O processo de cadastramento foi iniciado em todo o Brasil e é fundamental para que o programa tenha sucesso. A ideia do governo é transformar o Cartão do SUS em um documento obrigatório aos que desejam utilizar a saúde pública, assim como já é a carteira de identidade nacional (RG). Uma vez portador do cartão, o cidadão terá acesso livre a todos os serviços oferecidos pela rede pública de saúde, e o documento é emitido em caráter pessoal e intransferível.

Cartão do SUS portal

Para saber mais sobre como se cadastrar e solicitar a emissão do cartão do SUS, uma boa dica é acessar o site governamental Portal Saúde, que oferece todos os detalhes sobre como funciona o documento. Se informar no website é a melhor maneira de evitar transtornos futuros, e se manter atualizado sobre as mudanças que vem sido feitas no programa, tanto na implementação quanto na funcionalidade do documento.

Caso haja mais alguma dúvida, não deixe de ir à Secretaria de Saúde de seu município para confirmar como será executado o cadastro do Cartão SUS em sua cidade.

Mais assuntos relacionados a cartão do SUS

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
05/07/12


Mais informações por email.