Carvão mineral e gás natural

Carvão mineral e gás natural, grande fonte de energia para todo o planeta, usadas no nosso dia a dia, e que nem percebemos.

mão segurando carvãoO carvão mineral e o gás natural ocupam, aproximadamente a segunda e a terceira posição no consumo mundial de energia. Com a busca crescente de novas fontes de energia, os dois compostos  já passaram alcançar números significativos mais da metade da força elétrica produzida no planeta é obtida em usinas que utilizam esses dois itens como fonte de eletricidade.

Os compostos fazem parte do grupo de combustíveis fósseis, derivados de plantas, vegetais e substâncias orgânicas que passaram por anos de soterramento e de sedimentação, do qual também faz parte o petróleo.

         

Carvão mineral

pedra de carvão mineralÉ a fonte de energia não renovável mais abundante, porém, ele causa sérios prejuízos ao meio ambiente, porque sua estrutura contém enorme quantidade de carbono e enxofre que, depois da queima, são liberados para a atmosfera na forma de gás carbônico e dióxido de enxofre. O primeiro piora o efeito estufa e o segundo é responsável pela chuva ácida.
Por outro lado, o carvão é essencial matéria prima das indústrias de produtos químicos orgânicos, como piche, asfalto, plásticos, tintas e outros. Suas maiores reservas são no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Gás natural

gás natural saindo com fogoÉ barato e facilmente transportável, apresenta uma queima quase limpa, que polui pouco a nossa atmosfera. É usado em motores a explosão, fogões, alto fornos e outros. Sua queima libera uma boa quantidade de energia, que é cada vez mais utilizada em transportes e na produção industrial. Na maioria das vezes é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo.
Ele é dividido em dois estados de origem: Gás associado - que é dissolvido no óleo ou sob a forma de capa de gás e Gás não-associado – que no reservatório, está livre ou em pequenas quantidades de óleo.

Tanto o carvão mineral quanto o gás natural são usados em grande quantidade em todo o mundo e segundo pesquisas, quando o petróleo se esgotar, ainda terão muitas reservas de carvão, o que pode o tornar substituto do petróleo.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostei muito pois fala sobre tecnologias de biocombustiveis reutilizaveis
    para mim esse texto foi muito util, aumentou meus conhecimentos…………. Parabens!!!!!!!!!!! ZUN

    Adriel
    14/11/11 às 19:57

X
Curta a página