Casamento religioso com efeito civil como fazer

O casamento religioso com efeito civil é uma nova modalidade para realizar o sonho de se casar e é sugerido pelo novo Código Civil.

Casamento na IgrejaCasar é o sonho de muitas pessoas, afinal todos sonham em encontrar a sua cara metade, constituir família e ser feliz por completo. Mas, uma cerimônia de casamento pode ser realizada no religioso, no civil ou ainda os dois juntos. O casamento religioso é aquele celebrado por um padre, pastor ou autoridade equivalente, a cerimônia pode acontecer em uma igreja ou ainda em salões, clubes ou pousadas, o que importa é a presença e a benção de Deus dada pela autoridade religiosa.

Já o casamento civil tem caráter de tornar público e legal a união entre duas pessoas. Mas, e quando os dois acontecem ao mesmo tempo durante a cerimônia religiosa? Confira como prosseguir para realizar um casamento nesta modalidade.

                       

Entrada no processo de habilitação

Casando no civil.Em todas as modalidades de casamento é preciso que os noivos deem entrada ao processo de habilitação para o casamento no cartório. Isso deve ser feito 30 dias antes a cerimônia para que o cartório veja se não há nenhum impedimento legal contra um dos noivos. Se nada tiver errado, o cartório emite a Certidão de Habilitação, o qual deverá ser entregue para a autoridade religiosa momentos antes do início da cerimônia religiosa.

A cerimônia religiosa

Casamento.O casamento religioso com efeito civil deve ser celebrado fora do Cartório de Registro Civil, sendo presidido pela autoridade religiosa, como por exemplo, o Padre, Pastor, Rabino entre outros. O juiz comparece até o local da cerimônia, faz o casamento legal e em seguida a autoridade religiosa equivalente realiza a cerimônia.

Com o Novo Código Civil também é possível realizar o casamento religioso e depois fazer o registro no cartório, porém deve-se levar em conta que há algumas denominações que possuem em seu estatuto uma cláusula em que não é permitido realizar o casamento religioso sem comprovante do casamento civil. Os noivos devem comparecer ao cartório e tirar todas as dúvidas, evitando problemas durante a cerimônia.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
29/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook