Causas da chuva ácida

Causadas principalmente pela atividade humana, as chuvas ácidas são um dos fenômenos que mais vêm se espalhando pelas grandes metrópoles.

Floresta destruídaO fenômeno das chuvas ácidas acontece quando a acidez medida em uma chuva é acima da média. As causas desse fenômeno são várias,  sendo a principal delas o acúmulo de elementos como enxofre e azoto reativo na atmosfera. Esses elementos aparecem em forma de gás e, em reação química com os compostos presentes na atmosfera, produzem fortes ácidos.

Química

Essa reação, como visto, resulta em ácidos como o nítrico e pode acontecer tanto nás particulas de água da atmosfera quanto na água existente na superfície terrestre, ou ainda no orvalho. Esse grande número de possibilidades faz com que a denominação chuva ácida não seja a mais adequada para o fenômeno. Alguns estudiosos afirmam que o correto seria deposição ácida, já que esse tipo de precipitação pode ocorrer sem a existência de chuvas.

                       

Ácido nítricoUma importante causa das chuvas ácidas é geração de poluentes primários pela atividade industrial. Óxidos de azoto e de enxofre são lançados à atmosfera e reagem com a água da mesma, formando assim ácidos considerados fortes, como o sulfúrico e o nítrico. Essa poluição das fábricas é gerada na queima de combustíveis fósseis necessários para sua energização. Existem também vários processos naturais que aceleram o envio de substâncias como enxofre para a atmosfera, como erupções vulcânicas e processos ocorridos no solo, porém, as fontes antrópicas (resultados da interferência humana) são as maiores emissoras dos gases mais poluentes e, potencialmente, maiores causadores dessas precipitações ácidas.A poluição é uma das causadoras da acidez nas nuvens.

Causas principais

Para se chegar a uma conclusão, basta perceber que a incidência de chuvas ácidas é muito maior em grandes centros urbanos e distritos industriais. O alto nível de poluição emitido nesses lugares é diretamente responsável pelas reações quimicas com o conteúdo da atmosfera, reações essas que geram o conteúdo ácido da chuva. A melhor maneira de reduzir os danos causados por esse fenômeno é diminuir a incidência do mesmo, e para isso deve-se prevenir a poluição dos ares. Em grandes cidades e distritos industriais, medidas drásticas já são tomadas buscando evitar esse envio abusivo de toxinas para a atmosfera, que já tem carater emergencial em muitos lugares.

2 votos


Amoedo
19/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook