Cauterização no colo do útero dói?

A cauterização no colo do útero é um tratamento realizado com o objetivo de provocar feridas no útero para uma melhor cicatrização.

Médica olhando para paciente

Na medicina há vários tratamentos indicados pra determinados tipos de doenças e a cauterização do colo do útero é um deles. Cauterização do colo do útero é um procedimento médico indicado para o tratamento de feridas e cervicites que atingem a parede externa do útero. Essas feridas aparecem por conta de infecções, alterações hormonais e traumas ocasionados na parede do útero.

Primeiramente é feito um tratamento com o uso de pomadas antibióticas que ajudam na cicatrização das feridas este procedimento é incomodo, porém não dói, entretanto, se o problema não se resolver, o médico ginecologista opta pelos métodos de cauterização que são feitos no próprio consultório médico este sim causa incômodos e dói no momento do procedimento.

Veja abaixo informações sobre a cauterização no colo do útero, os tipos, se dói e também os cuidados após o procedimento.

Tipos de cauterização

médica e paciente

A cauterização do colo do útero é realizada de quatro maneiras diferentes: criocauterização que é um método de frio extremo a 60ºC negativos, cauterização de alta frequência com correntes elétricas que emitem ondas, cauterização a laser e cauterização com substâncias ácidas, infelizmente todos os procedimentos citados de certa forma dói para a realização.

Cauterização dói?

Ginecologista e paciente

A maior dúvida entre as mulheres que estão sujeitas a este tipo de tratamento é se a cauterização dói ou não.

Por ser um tratamento invasivo para que possa atingir a parede externa do útero dói sim, e pode causar uma leve cólica durante o procedimento e alguns minutos após o término.

Mais sobre Cauterização no colo do útero dói?

Cuidados após a cauterização

Mulher conversando com ginecologista

Após realizar o procedimento de cauterização, a paciente deve ter abstinência sexual de 15 a 21 dias para que não haja nenhum trauma na parede externa do útero durante a cicatrização,pois caso contrario dói, ajudando na cicatrização e regeneração celular no local onde foi formada uma nova ferida causada pela cauterização.

Durante esse período é indicado que a paciente use também pomadas antibióticas que ajudam na cicatrização da parede, e após 40 dias retornar ao seu médico ginecologista para verificar se as feridas já cicatrizaram.

Como a cauterização é invasiva e causa uma nova ferida na parede do útero é um processo que dói, e é essencial uma boa higiene íntima diária por conta do corrimento ocasionado e o uso de pomadas indicadas pelo seu ginecologista.

Confira o vídeo sobre as feridas no colo do útero:

Mais artigos sobre útero




Thaís
07/03/12

Mais informações por email.

  1. Fiz uma cauterização hoje e não doi nada. Foi super tranquilo e simples. Não vou mentir que fiquei com medo, mas o procedimento foi rápido, não senti cólicas nem durante nem após a cauterização nem tampouco houve sangramento. A médica passou uma pomada para usar a noite e ajudar na cicatrização.

    kayala
  2. Vou fazer amanha ai depois venho contar a verdade se doí ou não!

    Thiane
  3. Olá,fiz uma cauterização hj,e confesso q dói um pouquinho,mas acho que é mais susto mesmo,rssss.O que me impressionou foi a rapidez do procedimento.Se for contar com a preparação,leva uns 10 min.Mas a cauterização em sim,levou somente,acreditem,10 segundinhos…Muito rápido!!!
    Mas a sensação não é nada agradável,senti uma cólica chata,e dores nas pernas,mas não durou mais de uma hora.Acho que o segredo é manter-se tranquila,e relaxar,assim sofre-se menos(ou nada). 😉

    cristiane
  4. vou fazer uma cauterização semana que vem, estou com um pouco de medo pois alguns dizem que doí e outros que não doí, quando eu fizer aviso para vcs minhas amigas.

    ANA M
  5. Dói e incomoda sim! Como se fosses choques que acompanham cólicas. Fiz ontem, não sangrou, mas tá saindo muita “água” tenho q ficar de absorvente o dia inteiro. Ainda sinto algumas pontadas mediante esforço físico. Espero NUNCA MAIS ter que fazer.

    Paciente
  6. ola fiz uma cauterização ha 42 dias senti dores fortes como se fossem choques mas é uma dor suportavel e meu medico ginecologista me deu 60 dias de repouso sem fazer força sem mater relação sexual estou respeitando o tratamneto porem pois sinto muita colicas e minha menstruação amenizou bastante tive corrimento ate uns dias atraz agora ja parou a casca da ferida esta caindo e sinto uma leve ardencia quando vou urinar pois consultei meu ginecologista ele disse que tudo isso é normal é o processo de cicatrização …pois não fiquem preocupadas é so respeitar as orientações medicas que dara tudo certo …

    Kamila Martins Silva
  7. Ola, eu fiz uma cauterização ja tem 5 dias…porem eu to sangrando e sentindo muitas dores tipo colica, e se for normal o sangramento, quanto tempo dura? e seu posso aplicar o creme vaginal que meu medico passou sangrando mesmo? Me ajudem ja to preocupada

    Cris Soares
  8. tive nic 2 em 2011.cauterizei e segui minha vida normalmente. no inicio do ano de 2013 descobri que estava com nic1; no momento fiquei muito triste mas agora é 1 e sei que sairei bem dessa: o meu unico medo é ter que conviver com esses resultados a minha vida toda; cauterizaçao nao dói . bom hoje entrego nas maos de Deus. só ele te liberta.

    flor de lótus
  9. fiz uma cauterizaçao mais ou menos uns 15 dias e gostaria de saber se é comum vir tanto sangramento e tenho muitas dores como se fosse colicas. gostaria muito se alguem pudesse me ajudar , pois ja estou ficando opreocupada

    Anacm2005
  10. Ola fiz a cauterização não senti cólicas,mais meus pés estão muito quente, pra dormir tenho que enrola-los em uma toalha molhada com água gelada. não consigo nem andar mais calçada. 
    por favor me ajudem

    Raimunda
  11. È cllaro que cauterização não doi. O que doi são nossos pensamentos negativos, que ficamos com medo air sim sentimos dor.

    Raimunda N. de Souza
  12. Cauterização no colo do útero não doi, pois fiz por mais de uma vez e não senti dor. O que doi é nossa imaginação, quando somos tenebrosos no que vamos fazer, air sim sentimos dor mesmo que não esteja doendo.

    Raimunda N. de Souza

Destaque

Doença mental esquizofrenia

Doença mental esquizofrenia