Chefes de cozinha brasileiros famosos

A gastronomia vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e muitos dos nossos chefs vêm sendo reconhecidos e valorizados. Conheça-os.

Vários chefes de cozinha cozinhandoOs profissionais da área da cozinha no Brasil vêm buscando formar uma gastronomia própria, pois a nossa culinária se baseia mais nas influências estrangeiras como a portuguesa, italiana e francesa. Os chefes de cozinha assimilaram essas bases estrangeiras e agora começam a dar mais ênfase a produtos nacionais, desenvolvendo pratos tipicamente brasileiros.

A profissão de chef passa por um modismo que podemos notar na televisão, em que novelas, filmes e programas de culinária ganham destaque cada vez mais na programação, fazendo com que alguns chefes de cozinha se destaquem tanto pelo mérito próprio como pela ajuda da mídia. Vejamos alguns chefes famosos do Brasil:

                       

Alex Atala

alex_atala_620Começou a trabalhar na cozinha mais por necessidade do que talento, porém hoje Alex Atala já foi eleito pela revista quatro rodas chef do ano, seu restaurante D.O.M já figurou entre os 10 melhores restaurantes do mundo. Defensor de uma gastronomia regional coloca a culinária amazônica e paraense como base de seus melhores pratos. Já escreveu três livros, “Por Uma Gastronomia Brasileira”, “Com Unhas, Dentes e Cucas” e “Escoffianas Brasileiras”, teve reconhecimento pelo grande público através de seu programa na GNT Mesa para Dois e no programa caldeirão do Huck.

Flávia Quaresma

flavia quaresmaReconhecida internacionalmente por suas delícias, mistura bases francesas com as cores, sabores e temperos do Brasil. Autora de diversos livros, entre eles – Saboreando Mudanças: O Poder Terapêutico dos Alimentos e Arte de Cozinha, dividia o programa Mesa para Dois com o chef Alex Atala, teve aparições no programa Estrelas, da Angélica na rede Globo. Comanda a cozinha do Carême Bistrô com técnica e inovação.

Outros chefs de cozinha ganharam destaque nas telinhas e ficaram famosos como o boulanger Olivier Anquier, a chef Mara Salles do restaurante Tordesilhas e Edu Guedes. Os restaurantes no Brasil estão cada vez melhores e mais alinhados com o momento que vivemos, refletindo no aumento da profissão no país.

Assuntos relacionados

1 voto



Luis Filipe
22/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    ROSELI FREIRE VALARIANO - 15/11/2013

    OI EU TENHO 28 ANOS EU ADORO COZINHAR ADORO APRENDER COISAS NOVAS MEU SONHO E SER CHEFE D COZINHA

    vanessa - 23/09/2013

    aiii tenho apenas 14 anos e meu sonho e ser chefe de cozinha a hora de poder entrar em uma faculdade de gastronomiaaa

    jose Roberto soares - 25/02/2012

    Cozinhar realmente pra quem gosta è maravilhoso,eu gosto muito,um dos meus sonhos è de um dia poder aprender mais sobre culinaria e poder se tambem um chefe de cozinha,seria otimo se as pessoas que amam a culinaria tivecem mais oportunidades de poder fazer cursos ou atè uma faculdade,como è o meu caso que sonha em um dia se Deus quiser,fazer faculdade de gastronomia,ou um curso,o problema são os preços para fazer.