Ciclo da água na natureza resumo

A água é um bem precioso tanto para a natureza quanto para o ser humano, conheçam os ciclos realizados através dela no meio ambiente.

Precipitação, infiltração, combustão, transpiração, respiração e evaporação.A água, o bem mais precioso do nosso planeta, é composta por dois átomos de hidrogênio em união com um átomo de oxigênio, constituindo assim a molécula H2O. Segundo especialistas, cerca de 70% de nosso território terrestre é coberto por água, sendo aproximadamente 3% deste volume água doce, que dão origem as geleiras polares e também as neves encontradas nas rochas montanhosas. São nos oceanos que reúnem-se o maior número deste elemento, sendo 97,5% de sua disponibilidade, em águas salgadas.

Importante para todos os seres vivos, possui papel essencial na natureza, pois opera nos três estados físicos: sólido – geleiras, líquido – oceanos e rios e gasoso – vapor d’água na atmosfera biológica.

                       

Ciclo da água hidrológico

Molécula de água.O ciclo da água recebe o nome cientificamente de ciclo hidrológico, ou seja, refere-se à permutação que ocorre continuamente da água em nossa hidrosfera, á água presente no solo, às águas superficiais, subterrâneas e aquelas encontradas no interior das plantas. A ciência específica para esse estudo é chamada de Hidrologia.

Ciclo da água processos

A água movimenta-se periodicamente através de diversas regiões em seu ciclo, podendo ocorrer das seguintes maneiras: evaporação – transformação do estado líquido para o gasoso, precipitação – através da condensação do vapor de água vinda do ar e se infiltrando na terra ou nos mares, infiltração – processo da água se infiltrar no solo, transpiração – modo como a água contida nos organismos vivos transporta-se para a atmosfera, escoamento – de maneira superficial escoando a terra, atingindo em grande parte o solo e o mar, condensação – conversão do vapor d’água em nuvens e evapotranspiração – que é o processo em que as plantas absorvem a água caída na terra, devolvendo-a para a atmosfera através da evaporação direta ou transpiração.

Ciclo da água resumo

Ciclos da água.Por meio da evaporação direta, a água transfere-se da superfície terrestre para a atmosfera, transformando-se de estado líquido para o estado gasoso. Neste processo, guarda energia solar dentro de sua molécula de vapor, enquanto vai subindo, sendo assim evaporizada. Logo após, é transportada para os oceanos, iniciando sua condensação.
Ao ser condensada, regressa a terra através das chuvas, neve ou granizo, que ocorre de acordo com a rotação terrestre e das correntes atmosféricas. Sendo devolvida ao solo, segue seus diferentes rumos, como: evaporação, infiltração, originando assim novamente o seu andamento hidrológico.

O ciclo da água, é um dos aspectos mais importantes para a sua preservação do meio ambiente, pois auxilia no funcionamento correto dos organismos das plantas, animais, seres humanos, enfim, todos seres viventes. É essencial preservá-la, pois contribui para a regulação do clima, reciclagem dos nutrientes, regulação dos fluxos hidrológicos, produção de energia, diluição de afluentes e também em nossos diversos aspectos de recreação e lazer.

Assuntos Relacionados

3 votos




Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. estou feliz pq ganhei um dez bem grandão cm essas explicações!Obrigada de <3

    Nayara Alves
    30/06/13 às 19:40
  2. essa atividade me ajudou bastante a descobrir o verdadeiro siguinificado da Água para todos e para o planeta!Muito obrigado mesmo viu… <3 <3 :D

    Nayara Alves
    30/06/13 às 19:38
  3. esse siute e muito bom porque vc aprende porque a agua e boa

    samanta regina
    05/05/13 às 8:57
  4. mais o site é bem legal :D

    matheus miguel
    07/04/13 às 17:19
  5. sou fa do site como dos rebeldes

    Gabriela Arantes
    03/10/12 às 19:12
  6. o site é muito bom e completo

    Gabriela Arantes
    03/10/12 às 19:11