Ciclos da água carbono nitrogênio e oxigênio

Os ciclos do ar atmosférico são chamados de ciclos biogeoquímicos, conheça quatro deles que fazem parte do equilíbrio do nosso planeta.

ciclosOs seres vivos presentes no planeta necessitam de substâncias que auxiliam na construção da célula e são primordiais para a existência de energia e sustento do metabolismo no corpo vivente.

Elementos como o carbono, oxigênio e outros estão presentes no meio ambiente e são atraídos pelos seres vivos, tornando-se membros de moléculas orgânicas. Essa atração que ocorre entre o meio ambiente e os seres vivos, nos mostra que a matéria pode ser reaproveitada, gerando os ciclos biogeoquímicos, que são conhecidos como:

                       

Ciclo da água

Ciclo da águaOs seres vivos excluem quantidades de vapor de água através da respiração e da transpiração, a qual segue para a atmosfera. Em determinado nível da atmosfera, esse vapor padece a condensação e se transforma em estado líquido, voltando a Terra como modo de chuva. Grande parte dessa água é reutilizada pelas plantas, pelos solos e pelas nascentes de rios.

Ciclo do carbono

Ciclo do carbonoDissolvido nas águas de rios e oceanos, o gás carbônicos sai do ambiente através da fotossíntese, sendo restituído pela respiração dos produtores viventes. A decomposição de bactérias e fungos também auxilia na liberação de gás carbônico para o ar que nos rodeia.

Ciclo do nitrogênio

Ciclo do nitrogênioMais da metade do ar atmosférico é constituído por gás nitrogênio, porém não é útil para a grande maioria dos seres vivos do planeta. É de grande importância para a síntese de ácidos nucléicos e proteínas, as quais auxiliam para que possa cumprir a sua eliminação de forma segura aos planetas.

Ciclo do oxigênio

Ele está presente em todos os outros ciclos biogeoquímicos, pode ser achado na forma de gás solto na atmosfera, o qual é diluído na água. Também participa da formação da camada de ozônio, que é responsável pelo bloqueio de raios ultravioletas que tentam se infiltrar no planeta.

Esses quatro ciclos biogeoquímicos são essenciais para a natureza e para que os seres vivos possam viver em equilíbrio com a atmosfera terrestre.

3 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook