Cidades mais antigas do Brasil

Durante a colonização, pequenas vilas se desenvolveram para povoados e tornaram-se cidades importantes para a história nacional.


SalvadorDesde as primeiras décadas após o descobrimento de 1500,  pequenos territórios brasileiros começaram a abrigar desbravadores e colonizadores europeus, concentrando o que hoje podemos chamar como população. De acordo com os teóricos, o termo “cidade” é historicamente equivocado, uma vez que as determinações para tais concepções são recentes. Assim, o que hoje conhecemos como as cidades mais antigas são, na verdade, os povoados mais antigos.

Conheça a formação dos 3 povoados mais antigos do Brasil nos tópicos abaixo.

         

Cananéia

Cidade Cananéia.Fundado no dia 12 de agosto de 1531, pelo português Martim Afonso de Souza nobre militar que recebeu capitanias hereditárias, este município está localizado no litoral do estado de São Paulo, especificamente na região sudoeste. Antigamente foi chamado de Marataiama, que significava mar e terra, mas com o passar do tempo foi oficializada “Cananeia” que vem do  nome Tupi Caniné, que segundo uma lenda, apaixonou-se por um colonizador português.

São Vicente

Cidade São Vicente.Fundada em 22 de janeiro de 1532, também por Martim Afonso de Souza, foi a cidade onde ocorreram as primeiras eleições do continente americano. Localizada na região metropolitana da baixada santista, no estado de São Paulo, é referencial histórico também por ter sido capital do Brasil e por dar origem à rota que formaria a cidade de São Paulo. A economia deste município gira em torno do comércio e do turismo, recebendo turistas de todas as partes do mundo.

Vitória

Cidade Espírito Santo.Fundada no dia 23 de maio de 1535, pelo fidalgo português Vasco Fernandes Coutinho, é a capital brasileira de 3º melhor IDH e renda per capita. Localizada na região sudeste, é capital do estado de Espírito Santo, que também é referencial histórico por ter sido uma das mais bem sucedidas capitanias hereditárias.

Depois destas cidades, podemos encontrar: Pereira – BH, Iguape – SP e Salvador – BA.

No vídeo abaixo você confere a cidade de São Francisco do Sul, a qual é considerada a terceira cidade brasileira mais antiga.

São Francisco do Sul - A terceira cidade mais antiga do Brasil

Leia mais sobre cidades

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. olha esse web site e tao bom que minhas tarefas sao sempre dez

    maria gabriella
    05/11/13 às 19:09
  2. Cairu na bahia é a segunda cidade mais antigas a primeira é porto seguro não é?

    rogerio
    26/09/13 às 19:52
  3. Existe uma cidade do Espirito Santo chamada São Mateus,essa possuí 469 anos , é de 1544, sendo assim mais velha que Vitoria.

    Juliana
    25/09/13 às 14:35
  4. A cidade mais fria do brasil é São Joaquim SC,inclusive sendo a única que neva todo ano.

    Wolneyemarita
    04/09/12 às 22:04
  5. vitoria não e a 3° cidade mais antiga!!! vila velha e a mais antiga q se chamava vila do Espirito santo, porem os portugueses foram expulsos de la. eles fugiram pra ilha ao lado onde foi criado vila nova atualmente chamada de vitoria

    Lorran fonseca
    03/08/12 às 22:46

X
Curta a página