Cifras para violão e guitarra

Quer aprender a tocar violão em pouco tempo? Selecionamos algumas dicas e truques dos melhores sites de cifras na internet.

Violão“Vai, toca aquela música que tá fazendo sucesso na novela.” E agora José? Quais as chances de algum amigo pedir uma música que você não conhece muito bem, no meio da festa? Muita gente hoje tem um violão em casa, mas ainda não sabe como tocar muito bem, não é mesmo? Para acabar com esse tipo de problema, diversos sites fornecem, juntamente com o apoio de seus leitores, centenas ou milhares de cifras para violão, de todos os ritmos.
Cifras para violão2

A Cifra

Primeiramente, o que é uma cifra? A cifra é um sistema de codificação, neste caso, dos sons da melodia. As sete notas musicais são indicadas por letras na seguinte correspondência:C = Dó; D = Ré; E = Mi;F = Fá; G = Sol; A = Lá; e B = Sí. Cada uma dessas notas possui uma posição na escala do violão, podendo ser dividida em duas categorias: nota e acorde.

                       

A nota é obtida pela vibração de uma corda. Por exemplo, na afinação padrão (Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi), tanto a primeira quanto a sexta corda podem, se tocadas soltas, emitir a nota Mi, representada pela letra E. Vale lembrar que as cordas são numeradas da mais fina para a mais espessa.

Um acorde, por outro lado, é obtido pela vibração de duas ou mais cordas, pressionadas ou não. Para exemplificar, tomemos o acorde E Mi. A posição dos dedos deve ser feita com o indicador no primeiro traste da terceira corda; o dedo médio, no segundo traste da quinta corda; e o dedo anelar no segundo traste da quarta corda, conforme a figura:

Cifra atirei o pau no gato

As indicações são feitas por meio das letras de cada acorde no trecho da letra onde este é tocado. Veja um exemplo de uma canção popular:

Onde encontrar

Cifraclub - Imagem ilustrativaAgora que você já sabe um pouquinho o que é a cifra de violão, treine bastante para não fazer feio na frente dos colegas naquele churrasco de fim de semana. Um bom repositório de cifras, é o site Cifraclub, do portal Terra. O site, além das cifras, oferece também vídeo-aulas que ensinam a tocar canções do momento, além de clássicos dos diversos ritmos. Oferece também, por meio das vídeo-aulas, tutoriais de como aprender a tocar bem, quais técnicas utilizar e muitos outros assuntos relacionados à prática.

Outro site onde podemos achar muitas cifras para violão, é o Cifras, que conta com cerca de um milhão de cifras cadastradas em seu acervo. Note que, além do violão os sites oferecem cifras para vários outros instrumentos, como guitarra, teclado, bateria e contrabaixo, entre outros.

Nenhum voto, seja o primeiro


Amoedo
30/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostei também bem claro e simples

    desentupidoraesgolimp
    30/05/12 às 9:13
  2. Muito boa a explicação, além de ser bem clara é de fácil entendimento. Parabéns pelo post.

    Renato
    11/07/11 às 14:54