Cirrose hepática sintomas iniciais

A cirrose hepática é uma doença grave, que pode causar a incapacidade do órgão em realizar suas funções e levar à morte.

ilustração do fígado humanoO fígado é uma espécie de filtrador do nosso organismo, eliminando todos os tipos de substâncias tóxicas que ingerimos, como bebidas alcóolicas e medicamentos.  O órgão também é o único do corpo humano que tem a capacidade de se regenerar, entretanto, algumas doenças são apontadas por destruir a vitalidade do órgão. A cirrose é um dos exemplos de problemas relacionados ao fígado e representa o resultado final de anos e anos de agressões ao fígado, caracterizando a substituição do tecido hepático por um tecido fibroso, causando a fibrose no fígado, que deixa de funcionar.

A cirrose pode acontecer por diversas causas, entre elas, a cirrose alcóolica, hepatites virais, hepatite autoimune, esteatose hepática não alcóolica, cirrose biliar primária, hemocromatose e doença de Wilson. Quando toxinas estão acumuladas em excesso no organismo, acarretam cansaço no fígado, que não consegue mais filtrar de maneira correta tudo que passa pelo organismo, causando sintomas iniciais similares.

                       

Ilustração de fígado com cirrose hepática

Sintomas iniciais

Muitas vezes nos estágios iniciais da cirrose hepática é possível que o indivíduo não sinta nenhum sintoma. Entretanto, algumas pessoas apresentam pequenas alterações corporais, como por exemplo, icterícia, unhas esbranquiçadas, escurecimento da pele, retenção de líquidos, distúrbios mentais, varizes, sensibilidade aos medicamentos e aumento das mamas em indivíduos do sexo masculino.

Os sintomas da cirrose hepática irão depender principalmente do grau de agressão ao fígado e a reversão da situação depende do diagnóstico precoce, sendo possível reverter o problema de maneira gradativa. O principal objetivo do tratamento é retardar a progressão da cicatrização do fígado, além de prevenir as possíveis complicações causadas pela doença. O tratamento é feito com medicamentos e a restrição de alguns hábitos.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
30/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Muito significativa estas explicações. No computador gosto muito destas informações, em todas as áreas da saúde.
    Digo: já estou me tornando um conhecedor da saude humana, atravez de informaçoes como estas.
    Que maravilha. Abraços.

    Valdson Ferreira Dantas. Itabuna, bahia. 03/ 10 / 11.
    03/10/11 às 18:47