Classicismo contexto histórico e características

A busca pela perfeição estética e a valorização do homem universal são algumas das mais importantes características do classicismo.

Nascimento de venusO termo clássico, na arte, significa principalmente a busca pela perfeição estética. A excelência nos detalhes e o grande trabalho despendido nas obras do classicismo mostram algo que Friedrich Nietzsche classificou como sentido apolíneo: a busca pelo equilíbrio e pelo rigor na pureza da forma.

Em contrapartida ao estilo romântico, que buscava maior ligação com a emoção e mais liberdade em suas construções, os clássicos se comprometem diretamente com o pensamento artístico da Grécia antiga, baseados no estudo de Aristóteles.

Contexto histórico do Classicismo

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, com sua simetria e beleza misteriosa, é outro exemplo das intenções dos artistas renascentistas.

Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Entre os anos de 1400 e 1650, a Europa viu surgir um movimento artístico que acabou sendo o agente transformador de diversas ideologias do homem da época, afetando áreas como a fé, a política e a filosofia. Este movimento é conhecido nos dias de hoje como Renascimento. Tal nome é dado pelo fato de tal escola buscar uma verdadeira retomada dos ideais e características artísticas da antiga Grécia.

O classicismo é considerado o retrato vivo do Renascimento, que surgiu principalmente por conta do intercâmbio cultural que começou a acontecer entre o Oriente e o Ocidente, nessa época. A urbanização e o aperfeiçoamento da imprensa também foram fatores importantes para que a corrente se desenvolvesse.

Características do Classicismo

Pintura de Fedra por Alexandre Cabanel

Pintura Classicista de Fedra por Alexandre Cabanel.

Dentre diversos traços do classicismo, é mais importante citarmos alguns, como a busca do homem universal, em que o homem clássico passou a buscar compreender a harmonia do universo além de noções como equilíbrio entre razão e emoção, verdade e beleza.

Na literatura, surgiram o soneto, o verso decassílabo e a oitava rima, graças ao poeta português Sá de Miranda. A busca pela perfeição numérica e estética também é constante, como podemos ver em Os Lusíadas, obras de Camões considerada a mais importante do período.

Compreender o básico do contexto histórico e das características do classicismo é muito importante para quem se interessa por literatura e pela sua evolução no decorrer da história.

No vídeo abaixo você confere mais informações sobre o classicismo:

Mais artigos sobre características




Amoedo
16/03/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Classicismo contexto histórico e características

  1. vlw ai ajudou bastante en portugues

    djeivis l festinalli
  2. Mim ajudou bastante Adorei!!!

    Waleson Carlos Dos Santos Teixeira
  3. muito bala só poderiam colocar os historiadores pro site fika mais completo bjs

    evinha

Assine o nosso canal e obtenha mais conteúdo

Tv tube