Classicismo contexto histórico e características

A busca pela perfeição estética e a valorização do homem universal são algumas das mais importantes características do classicismo.

Nascimento de venusO termo clássico, na arte, significa principalmente a busca pela perfeição estética. A excelência nos detalhes e o grande trabalho despendido nas obras do classicismo mostram algo que Friedrich Nietzsche classificou como sentido apolíneo: a busca pelo equilíbrio e pelo rigor na pureza da forma.

Em contrapartida ao estilo romântico, que buscava maior ligação com a emoção e mais liberdade em suas construções, os clássicos se comprometem diretamente com o pensamento artístico da Grécia antiga, baseados no estudo de Aristóteles.

                       

Contexto histórico do Classicismo

Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Entre os anos de 1400 e 1650, a Europa viu surgir um movimento artístico que acabou sendo o agente transformador de diversas ideologias do homem da época, afetando áreas como a fé, a política e a filosofia. Este movimento é conhecido nos dias de hoje como Renascimento. Tal nome é dado pelo fato de tal escola buscar uma verdadeira retomada dos ideais e características artísticas da antiga Grécia.

O classicismo é considerado o retrato vivo do Renascimento, que surgiu principalmente por conta do intercâmbio cultural que começou a acontecer entre o Oriente e o Ocidente, nessa época. A urbanização e o aperfeiçoamento da imprensa também foram fatores importantes para que a corrente se desenvolvesse.

Características do Classicismo

Pintura de Fedra por Alexandre Cabanel

Pintura Classicista de Fedra por Alexandre Cabanel.

Dentre diversos traços do classicismo, é mais importante citarmos alguns, como a busca do homem universal, em que o homem clássico passou a buscar compreender a harmonia do universo além de noções como equilíbrio entre razão e emoção, verdade e beleza.

Na literatura, surgiram o soneto, o verso decassílabo e a oitava rima, graças ao poeta português Sá de Miranda. A busca pela perfeição numérica e estética também é constante, como podemos ver em Os Lusíadas, obras de Camões considerada a mais importante do período.

Compreender o básico do contexto histórico e das características do classicismo é muito importante para quem se interessa por literatura e pela sua evolução no decorrer da história.

No vídeo abaixo você confere mais informações sobre o classicismo:

Aula 3 - Classicismo

Mais artigos sobre características

1 voto



Amoedo
16/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    djeivis l festinalli - 23/09/2013

    vlw ai ajudou bastante en portugues

    Waleson Carlos Dos Santos Teixeira - 16/11/2012

    Mim ajudou bastante Adorei!!!

    evinha - 03/09/2012

    muito bala só poderiam colocar os historiadores pro site fika mais completo bjs