Clássicos do cinema que não conquistaram o Oscar

Acompanhe quais foram os clássicos do cinema que receberam diversas indicações, mas acabaram não levando a estatueta do Oscar.

Troféu do Oscar

O Oscar é um prêmio oferecido todos os anos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O troféu é o mais famoso e desejado no mundo do cinema.

No entanto, na história da entrega dos prêmios, muitas vezes não ficam claros os critérios que são levados em conta pela Academia na escolha dos vencedores das estatuetas, já que nem sempre um bom filme acaba ganhando o prêmio.

Confira os clássicos do cinema que não ganharam o Oscar.

Psicose – 1960

Psicose tem uma das cenas mais famosas da história do cinema. Por conta da combinação perfeita de edição de imagens, captura dos movimentos e a incrível trilha sonora, a famosa cena do assassinato no chuveiro passou até a ser aula de cinema.

Cena clássica do filme Psicose

Não é para menos que Alfred Hitchcock é considerado o mestre do suspense. Mas, acreditem, Hitchcock nunca ganhou o prêmio de Melhor Direção, o que é de fato uma das maiores injustiças no meio cinematográfico. Já que além de Psicose, Hitchcock tinha o dom de transformar peças de teatro sem muita expectativa em autênticas obras do cinema.

Em Psicose Hitchcock recebeu a indicação para melhor diretor, além de melhor atriz coadjuvante, melhor direção de arte em preto e branco e melhor fotografia em preto e branco. Mas, perdeu o Oscar para Se meu apartamento falasse, de Billy Wilder.

Cantando na Chuva – 1952

Cantando na Chuva é outro dos maiores clássicos do cinema que recebeu duas indicações ao Oscar, como melhor trilha sonora e melhor atriz coadjuvante, mas terminou perdendo para o pouco lembrado Meu Coração Canta.

A clássica cena interpretada por Don Lockwood, cantando e dançando com muito sapateado no chão molhado é conhecido e lembrado por todos.

Tempos Modernos – 1936

Quem é que não se lembra de ter visto na escola a cena do atrapalhado Charlie Chaplin apertando parafusos sem parar na fábrica? Pois bem, o filme de Charlie Chaplin, Tempos Modernos, é costumeiramente exibido aos alunos de Ensino Médio, já que o longa satiriza, através do personagem, a sociedade industrial consumista.

Mais sobre Clássicos do cinema que não conquistaram o Oscar

O filme é tido como um dos melhores de Charlie Chaplin, mas que foi deixado totalmente de lado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da época.

Relíquia Macabra – 1941

Relíquia Macabra de 1941, apesar de ter recebido três indicações ao Oscar, como melhor filme, melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, perdeu a estatueta para Como era verde o meu vale.

O filme inaugurou o estilo “film noir”, que está relacionado a assuntos policiais, combinando vários estilos e gêneros.

Doutor Fantástico - 1964

O Filme Doutor Fantástico faz uma sátira a aterrorizante Guerra Fria, em época ainda em que se existia um receio real por parte da população de que mais ou menos horas o mundo pudesse acabar.

Cena do filme Doutor Fantástico

Embora o filme tenha recebido quatro indicações: como melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor diretor e melhor ator, terminou perdendo o prêmio para o musical Minha Querida Dama, com Audrey Hepburn.

Se você é um amante do cinema, com certeza, também irá achar uma injustiça esses e tantos outros clássicos não serem parte da lista de premiados do Oscar.

Mais artigos sobre cinema




Talita
09/02/15

Mais informações por email.

Comentar sobre Clássicos do cinema que não conquistaram o Oscar

Destaque

Os melhores filmes de comédia

Os melhores filmes de comédia