Classificação das orações coordenadas

Orações coordenadas são aquelas que na frase não exercem função sintática umas em relação às outras, conheçam suas classificações.

Menino estudandoPodemos entender por orações coordenadas aquelas que, designadas lado a lado na frase, não introduzem nenhuma função sintática como termo de outra oração, ou seja, não possuem dependência uma da outra, porém, encontram-se num mesmo nível sintático.

Estas orações podem ser divididas em orações coordenadas assindéticas, aquelas que não são introduzidas por nenhuma conjunção ou conectivo de ligação e orações coordenadas sindéticas, aquelas que vêm ligadas por alguma conjunção coordenativa. De acordo ainda com a classificação, as orações coordenadas podem ser divididas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, entenda melhor cada uma delas.

                       

Orações coordenadas aditivas

Professora ensinando alunaOcorrem quando as orações estão em sequência e recebem o acréscimo de outra ideia, ou seja, indicam relação de soma ou adição de pensamento. Os principais conectivos são: e, nem, mas, também, como, quanto, ainda, mais, etc.

Exemplo

Eles não só conversavam, mas também perturbavam. Os conectivos desta frase, que a torna aditiva são: não só, e, mas também.

Orações coordenadas adversativas

São aquelas orações que indicam relação de oposição, exprimem contraste, compensação ou ressalva em relação à oração anterior entre as unidades ligadas. Seus principais conectivos são: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, não obstante, etc.

Exemplo

A cidade não é bonita; porém, agrada. O conectivo presente nesta oração que a torna adversativa é: porém.

Orações coordenadas alternativas

Jovem estudandoSão aquelas que expressam relação de pensamentos que se alternam ou se excluem, podendo ocorrer por incompatibilidade das ideias ligadas ou por equivalência dos mesmos. Apresentam como principais conectivos: ou…ou, ora…ora, quer…quer, nem…nem, e outros.

Exemplo

Ora se voltava para as janelas, ora examinava o livrinho aberto. (Graciliano Ramos) – Ambas as orações são sindéticas alternativas, ligadas pelo conectivo ora.

Orações coordenadas conclusivas

São aquelas orações em que a segunda indica a conclusão de um raciocínio, ideia ou pensamento. Seus principais conectores são: pois, logo, portanto, então, assim, com isso, por, e outros.

Exemplo

Ele é mais forte; logo, tem condições melhores para vencer a luta. Nesta oração o conectivo – logo, a torna conclusiva.

Orações coordenadas explicativas

A segunda oração expressa relação de explicação, razão ou motivo contida na primeira. Os principais conectivos são: que, porque, porquanto, por, como, pois, ou seja, isto é.

Exemplo

Vá com cuidado, pois o caminho é pedregoso. A segunda oração explica o porque tem que ir com cuidado, usando o conectivo pois.

Estas são as orações enquadradas dentro da classificação de orações coordenadas. Como vimos não é algo tão difícil de ser compreendido, é importante entender a função sintática das orações coordenadas, visto que essa matéria está sendo cada vez mais solicitada em concursos e pré vestibulares.

Assuntos Relacionados

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook