Claude Monet principais obras

Ícone do Movimento Impressionista do século IXX, Claude Monet apresenta um dos acervos mais rícos e sigulares das artes plásticas.

Claude MonetOscar Claude Monet nasceu em Paris em 1840. Já durante a adolescência, inspirava elogios com caricaturas produzidas nos ambientes de colégio, vendidas por 10 francos. Teve contato com o pintor Boudin e amizade estimulou ainda mais o jovem a fugir da tradição comerciante de sua família e aprofundar-se no universo das telas. Depois de escapar do serviço militar, frequentou estúdios, estreitando laços com contemporâneos como Renoir e Cézzane.

Confira destaques das principais obras de Claude Monet:
Impressão, sol levante de Monet.

                       

Impressão, Sol Nascente 1872

Marco do Impressionismo representa o amanhecer no porto de Havre. Em 1874, foi foco de uma exposição de Monet e contemporâneos. Analisando a obra, o escritor pintor Louis Leroy disse “Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão! (…) Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.” Daí, o movimento teria seu nome oficial.

Regata em Argenteuil 1872

Regatta at Argenteuil. c.1872. Oil on canvas. Louvre, Paris, FranceÉ símbolo do domínio de Monet sobre as impressões provocadas pelo ar livre. Na obra, as sutis e arrojadas pinceladas que se tornaram marca registrada do movimento dão forma e volume às águas e aos reflexos da cena. A composição que alterna cores puras e mistas em alternância foi pintada em um barco próximo a Argentil.

A Ponte Japonesa, Harmonia Rosa 1900

A Ponte Japonesa de Monet.

Depois de amargurar falta de reconhecimento e pouco dinheiro, a arte impressionista começa a ganhar destaque e Monet começa a prosperar. Nessa época, expôs em NY e  construiu a casa e o jardim de Giverny, que serviriam de inspiração a muitas pinturas. A Ponte Japonesa,  trabalho exótico pela mistura de tons foi pintada seis vezes para alcançar o que o artista chamou de Harmonia Rosa.

Ninfeias 1926

Ninfeias de MonetApaixonado por jardins, Monet conseguiu desviar um rio de Giverny para criar um lago no fundo de sua casa. Esse lago é a inspiração de  Ninfeias, que demorou 10 anos para ficar pronta. As impressões de diluição e desfocamento, para muitos estudiosos, são uma manifestação da catarata que afetou Monet, deixando-o quase cego.

Monet viveu até os 86 anos, e está enterrado no jardim de sua casa em Giverny.

Assuntos Relacionados

2 votos




Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estou estudando sobre o CLOUDE MONET!!!!

    sheryl
    25/10/13 às 19:01
  2. OBRIGADA POR ME AJUDA NO TRABALHO

    ELOYSA
    20/03/13 às 14:43