Cobras venenosas do Brasil fotos

No Brasil, existem espécies típicas de cobras venenosas, animais conhecidos pelo grande perigo que representam nos casos de mordidas.

Cobra amarela

Algumas cobras possuem glândulas salivares para a produção de veneno, que estão juntas aos dentes inoculadores. Por terem veneno, esses animais possuem o nome de venenosas ou peçonhentas. A identificação delas é de grande importância como medida para prevenção de mordidas, que podem ser muito graves e até levar a morte. As cobras venenosas possuem cabeça triangular, com escamas pequenas, fosseta loreal e grandes dentes venenosos que ficam na porção anterior da boca.

                       

Mas a identificação, nem sempre é fácil, pois as exceções são grandes, com relação às características. Conheça os grupos de cobras venenosas:

Bothrops

É o grupo onde se enquadram a jararaca, a urutu, a jararacuçu, a cotiara e a jararaca pintada. Essas cobras tem a cauda terminada em extremidade lisa, são responsáveis por aproximadamente 88% dos casos que de mordidas no Brasil e são encontradas nas regiões Sul e Sudeste.

Cobra Urutu

Lachesis

Apresenta uma única espécie brasileira que vive na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica: a surucucu. É a maior cobra peçonhenta do Brasil, chegando a medir quatro metros de comprimento. Sua cauda termina de forma lisa, mas suas escamas são arrepiadas.

Cobra surucucu

Crotalus

Formado por uma espécie que é muito conhecida como cascavel, serpente que possui uma cauda terminada com um guizo, que faz o popular “barulho de cascavel”. Essa cobra responde por cerca de 8% dos casos de mordidas venenosas do Brasil.

Cobra cascavel

Micrurus

Conhecidas melhor por corais-verdadeiras possuem cerca de trinta espécies. Quase todas possuem anéis vermelhos no corpo, geralmente alternados com anéis pretos e esbranquiçados. Seus dentes são localizados na parte anterior da boca e medem cerca de oitenta centímetros de comprimento.

Cobra coral verdadeira

As serpentes gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos, devemos evitar mexer nesses lugares e não matá-las, pois elas mantêm o equilíbrio natural comendo roedores que transmitem doenças à espécie humana.

Saiba mais sobre animais

4 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Elielson - 13/07/2013

    Caraca olha eu de novo vcs dão um show com essas imagens parabens pra vcs...