Coletivos da língua portuguesa

Coletivos da língua portuguesa

Os coletivos da língua portuguesa são curiosos em algumas ocasiões, veja quais são os mais usados e aprenda a emprega-los corretamente.

Imagem de coletivosPara quem adora falar tudo na coletividade, mas sempre fica em dúvida se está usando a amaneira correta deve prestar atenção na lista abaixo. Vamos relembrar e conhecer alguns dos mais usados no dia a dia e outros curiosos que não são tão comuns no nosso cotidiano. Os substantivos coletivos são muito importantes na hora de se criar um texto e ajudam muito quando precisamos nos referir a um grande número de objetos, de uma maneira concisa.

Animais

CardumeQuando estamos falando de abelhas podemos usar o coletivo enxame ou colmeia; já para animal (de forma geral) podemos utilizar fauna ou tropa. Já a palavra bando pode ser tanto para pessoas quanto para aves; quando falamos em cardume nos referimos ao coletivo de peixes; fato é o coletivo de cabras; para cavalos ou burros usamos manada ou tropa; matilha de cães; ninhada de pintinhos ou filhotes; praga usamos para insetos que prejudicam plantações;

Natureza

ArquipélagoÁrvore pode ser arvoredo ou bosque; asno é manada; ilhas, arquipélago; Para as flores usamos buquê ou ainda ramalhete; frutas em grande quantidade como bananas e uvas usamos a palavra cacho ou ainda penca; colônia pode ser usado tanto para imigrantes como para o coletivo de bactérias ou insetos; o coletivo de estrelas é constelação. A aglomeração de montanhas chamamos de cordilheira; flora de plantas ou vegetais.

Mais sobre Coletivos da língua portuguesa

Objetos e abstratos

SelosPara alho que estiver entrelaçado usa-se réstia ou cambada; para aluno podemos dizer classe; Para artista usamos elenco ou companhia; para obras de arte usa-se acervo; fotografias e selos têm o mesmo coletivo, álbum; lobos é alcateia; para armas, arsenal; navios de guerra, armada; vários mapas chamamos de atlas; e para examinadores, usamos banca para designar o coletivo. Quando falamos assembleia podemos nos referir ao coletivo de políticos ou membros de qualquer associação ou organização.

Como pudemos perceber, o mesmo coletivo pode ser usado para designar mais de um ser ou objeto, por isso você irá usar determinada palavra dependendo do contexto em que está inserido.

21/07/11 por Lucimari

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook