Coma induzido o que é

Em determinadas situações, a pessoa deve ter o coma (situação de inconsciência) induzido; ou seja, causado por procedimentos médicos.

Maca e equipamentos de hospitalO termo coma induzido é uma palavra que muitas vezes leva a conclusões equivocadas, pois muitos não sabem o que o coma induzido realmente significa, causando uma maior confusão. O coma induzido é um termo muito usado pelos médicos e também pela imprensa. O coma de modo geral é um estado de redução da consciência, que pode ser parcial ou com completa perda dos estímulos externos. É algo diferente de uma pessoa inconsciente, mas que mesmo assim responde aos estímulos dolorosos ou vigorosos.

Escala

Escala de coma de Glasgow

                       

Para uma pessoa ser levada ao estado do coma é usada uma escala chamada de Escala de coma de Glasgow, onde é levada em consideração a resposta verbal do paciente, a sua resposta motora, os sentidos de dor e a abertura dos olhos. A escala é classificada de 3 a 15 pontos, sendo que a pontuação mínima de 3 pontos e é dada quando o paciente não consegue responder a nenhum estímulo produzido, sendo chamado assim de coma profundo e a máxima é de 15 pontos, verificada em pessoas normais que não se encontram em estado de coma.

O Coma

Sistema Nervoso CentralO coma é um estado físico que normalmente acontece em casos de agressão ao nosso sistema nervoso central, mais precisamente no tronco cerebral que é a área que controla todo o nosso estado de consciência, podendo ser ocasionado por problemas como infecção forte, tumor, AVC, trauma, intoxicação ou distúrbios metabólicos. Ainda é possível a ocorrência de coma alcóolico ou coma por drogas ilícitas e o abuso de medicamentos. Alguns comas são reversíveis; outros não. O estado de coma é considerado muito perigoso, pois o paciente perde a capacidade de proteger as suas vias aéreas, podendo aspirar secreções ou se asfixiar com sua própria língua. O coma induzido é aquele é causado a partir de uma sedação farmacológica controlada pelos médicos. A maioria das pessoas acha que o coma induzido é aquele que desliga o cérebro para que a pessoa descanse e possa se recuperar do problema ou da agressão sofrida, mas isso é mentira: nosso cérebro é quem controla todas as nossas funções vitais; ou seja, o funcionamento e a frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal, funcionamento dos rins e fígado; enfim, ele cuida de tudo. Portanto, se fosse desligado o cérebro, o paciente morreria.

Procedimento

Balão de ventilação mecânicaO coma induzido é feito com medicamentos para causar uma sedação no paciente e a causa mais comum para o uso do coma induzido é o uso da ventilação mecânica, pois na ventilação há um tubo na garganta que fica estimulando os movimentos respiratórios através dos chamados cíclicos de ar, fazendo com que a pessoa respire mais rápido; por isso, para que a respiração mecânica seja mais eficaz, é preciso o coma induzido até que a pessoa possa respirar normalmente sem a ajuda de aparelhos.

O coma é induzido também em pacientes com dor intensa, pessoas com quadro de agitação que coloque em risco o tratamento e cirurgias que precisam de ventiladores mecânicos.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
26/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook