Cometa Halley última passagem

Quando acontecerá à próxima passagem do cometa Halley? Um dos mais impressionantes fenômenos do planeta Terra já tem sua data marcada.

Cometa Halley, em 1985A passagem do cometa Halley pela órbita da Terra é um evento raro, tanto em seu acontecimento quanto na sua beleza. O último periélio (nome dado às passagens) do cometa aconteceu no dia 27 de novembro de 1985, e o próximo acontecerá no dia 28 de julho de 2061. Será que você estará vivo até lá para ver e poder relatar a passagem de um dos cometas que já foi até mesmo tema de canções? Vamos conhecê-lo um pouco mais:

Por que acontece?

Órbita do Cometa HalleyO fenômeno pode ser explicado a partir do tamanho do cometa, o que faz com que ele tenha um deslocamento menor em sua órbita. Esse fato, junto com a posição ocupada no espaço pelo Halley, fez com que ele se pusesse a traçar sempre o mesmo caminho, consequentemente passando pela Terra sempre com a mesma frequência; isso explica por que a órbita do cometa faz com que seja periódico. Em 1758, Edmond Halley percebeu e comprovou a passagem do cometa em intervalos iguais, por isso o corpo ganhou seu nome.

         

Onde pode ser visto?

Cometa Halley PassandoEm todo o globo terrestre. No Brasil, o cometa poderá ser visto por nós (ou por nossos filhos) no dia 28 de julho de 2061, e a visão será melhor ainda porque o horário da passagem – 2h da madrugada – é considerado um dos melhores para observação astrológica. Na ultima passagem do cometa, em 1985, o mundo já possuía a tecnologia de exploração espacial, e espaçonaves foram enviadas para observar o cometa. As fotografias mostradas neste artigo foram tiradas nessa missão.

Existiram muitas curiosidades sobre o cometa e o jeito que lidamos com sua passagem no decorrer da história. Quando descoberto, a imprensa começou a divulgar que o Halley possuía uma espécie de veneno que afetaria os seres humanos em sua passagem. Obviamente as empresas passaram a vender kits caríssimos para se defender do “mal do Halley”, que nunca aconteceu efetivamente.

1 voto



Amoedo
11/08/11



Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. é o fenomeno que eu mais quero ver na minha vida!

    manoel luiz
    19/11/12 às 15:10

X
Curta a página