Comidas e receitas nordestinas

As comidas da culinária nordestina são caracterizadas pela marcante presença de temperos fortes e apimentados, conheça alguns pratos.

Moqueca mista de pescada-amarela e camarãoAs comidas nordestinas são influenciadas pelas culturas portuguesa, indígena e africana, no período da colonização do Brasil. A culinária dessa região é bastante rica, sendo quase sempre com ingredientes a base de vegetais, carnes de gado caprino, ovino e peixes variando de acordo com as peculiaridades de cada região. Essas receitas de comidas nordestinas são variadas, podem ser salgadas ou doces, ambas são atrativas e deliciosas, agradando não só os nordestinos, mas como todos os brasileiros.

A seguir, listaremos algumas das comidas e receitas nordestinas mais apreciadas, sejam elas doces ou salgadas.

                       

Comidas nordestinas salgadas

Baiana com acarajéAs comidas nordestinas possuem características únicas, como temperos fortes com sabor inconfundível. O nordeste brasileiro é caracterizado pela sua culinária, sendo que suas receitas de comidas mesclam as características do litoral e do cerrado, sendo assim podemos dividir a gastronomia nordestina nessas duas modalidades.

A primeira se caracteriza por receitas com influência no litoral, com ingredientes diversos, incluindo frutos do mar e peixes, os mais utilizados nas receitas são a tainha, cação e crustáceos. A segunda modalidade se caracteriza por influências do Cerrado e do sertão, em que as receitas são baseadas em ingredientes como carne de boi e farinhas de mandioca e milho.

As comidas e receitas salgadas, tipicamente nordestinas incluem ingredientes diversos, como carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou nata, pimenta vermelha, azeite de dendê e frutos do mar. Quando acrescentados em receitas se tornam pratos deliciosos, apreciados por pessoas do mundo todo.

No site Receitas Típicas, você poderá encontrar diversas opções de pratos salgados Nordestinos, entre eles o Acarajé se destaca, sendo uma das receitas de comidas nordestinas mais conhecidas do nosso país.

Comidas nordestinas fáceis

Rapadura de amendoimAs comidas e receitas nordestinas também se caracterizam por nuances de sabores, sendo diferentes em cada estado da região. Os ingredientes, temperos e modo de preparo podem variar de um estado para o outro. A Bahia, por exemplo, é conhecida por utilizar o dendê em suas receitas de comidas, já o Pernambuco é conhecido por utilizar farinha de mandioca no preparo de peixes.

A diversidade da culinária nordestina é enorme, porém muitas receitas podem ser preparadas de modo fácil e com ingredientes simples.

No blog Tudo Gostoso, um exemplo de comida tipicamente nordestina é o doce de rapadura, mas que pode ser preparado com ingredientes encontrados em qualquer supermercado e sem muitos gastos financeiros.

Esse doce nordestino é uma das receitas mais conhecidas do nosso país, é feita há muitas gerações e até hoje faz o maior sucesso.

O preparo dessa receita de comida nordestina é feito à base de leite condensado e amendoim, com certeza vale a pena acessar esse site e conferir essa receita nordestina.

Comidas nordestinas simples

Prato com carne de sol fritaNa correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas estão à procura de comidas e receitas simples, e isso não significa que comidas nordestinas devem ser excluídas do cardápio.

Um exemplo de receita de comida nordestina simples tem como ingrediente principal a carne de sol, alimento indispensável no nordeste brasileiro. É utilizada em diversas receitas de comidas e com vários condimentos e modo de preparo. A típica receita nordestina com carne de sol é preparada com farofa, coentro verde e cebola, também com o pirão de leite ou feijão verde. No site Allrecipes, você poderá encontrar uma receita simples de carne de sol, uma ótima opção para o almoço.

O modo de preparo dessa receita nordestina é simples, o processo mais demorado é na espera para dessalgar a carne de sol, um ingrediente muito usado nas receitas do nosso nordeste brasileiro. A carne de sol pode ser encontrada em qualquer supermercado, é um produto barato e sua vantagem é que é um alimento não perecível, podendo ser armazenado por um bom tempo.

Essa receita simples de comida nordestina facilitará e muito o seu dia a dia, por isso vale a pena a conferir passo a passo.

Comidas nordestinas rápidas

Carne seca com mandiocaAs comidas e receitas nordestinas possuem características peculiares variando entre as regiões e influências culturais, muitas dessas receitas podem ser preparadas de maneira rápida e com ingredientes típicos do nordeste. Algumas receitas rápidas de comidas nordestinas são influenciadas pela cultura africana, que se alimentavam com comidas a base de farinha de milho, mandioca e frutas tropicais como mangas, mamão e goiaba.

Um exemplo de receita de comida nordestina rápida está no site Mais Você, é a carne seca com mandioca no micro-ondas, vale a pena tomar nota e saborear essa delícia nordestina.

O toque especial dessa receita de comida nordestina é a mandioquinha, esse ingrediente dará uma cor e um sabor especial a esse prato. Para finalizar você pode enfeitar a receita com salsinha e cheiro verde, dando um colorido ao prato.

Bom apetite!

Saiba mais sobre Comidas Nordestinas

1 voto



Maria Carolina
26/10/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    rita - 20/08/2013

    eu amei