Comidas indígenas que comemos

As comidas que comemos atualmente foram diretamente influenciadas pelos indígenas, principalmente os pratos típicos da região Norte.

Índia manuseando alimentosDe norte a sul, o Brasil é conhecido por sua variedade culinária, com diversas comidas saborosas e apreciadas em todo mundo, muitas delas que comemos são herança de outras culturas que foram incorporadas a nossa culinária. Isso também acontece principalmente com os indígenas que influenciaram e muito nas comidas que comemos e em nossas tradições.

Os povos indígenas estão diretamente ligados à formação da nação brasileira, pois foram os primeiros habitantes do território brasileiro, nos trouxeram a diversidade cultural e nos deixaram heranças que até hoje fazem parte de nossa cultura, como folclore de algumas regiões do interior do Brasil, danças, instrumentos musicais e principalmente as comidas indígenas que comemos, que apesar de ser mais consumida no Norte, está presente no prato de milhares de brasileiros.

                       

Principais comidas indígenas

Comidas indígenasOs povos indígenas dedicam grande parte do seu tempo à alimentação, as principais comidas indígenas eram compostas basicamente do que eles plantavam e extraiam das florestas. Um dos principais ingredientes no preparo das comidas é a mandioca de onde extraiam a farinha, o biju entre outros. A batata, milho, inhame, frutas, peixes, mariscos e as caças também faziam parte das principais comidas indígenas e até hoje estão presentes nos alimentos que comemos hoje. Seus temperos eram ervas colhidos dos campos e preparadas em utensílios próprios para cozinha, como potes moldados no barro, cestas e peneiras de tecido feito pelas mulheres. Como os recursos eram naturais os indígenas permaneciam em cada lugar cerca de quatro anos .

Comidas indígenas na culinária brasileira

Mandioca e prato com tapiocaEntre as comidas que comemos, as indígenas são ponto forte do Norte, lá encontramos o tacacá e o tucupi, pratos típicos da região que são heranças indígenas, mas sem dúvida a principal das comidas que comemos hoje e, base dos alimentos entre os indígenas é a mandioca, encontrada in natura ou como farinha, ela está presente nas mais diversas receitas da nossa culinária. Outro alimento que comemos tipicamente indígena é a tapioca, feita da fécula da mandioca é encontrada em diversas partes do país. Inicialmente era consumida apenas com manteiga, hoje em dia a comemos com os mais variados recheios, doces e salgados, incluindo chocolate, doce de leite, frango, queijo e tantos outros.

A região Amazônica, devido à presença indígena é a que mais preserva os costumes alimentares indígenas, lá o consumo de peixes como o pirarucu, tucunaré e tambaqui são frequentes, os peixes são constantes na alimentação indígena. Outros tantos alimentos como a batata-doce, o milho, cacau, palmito, cará, pinhão, amendoim e também os chás com ervas são influências indígenas nas comidas que comemos atualmente.

A cultura indígena nos passa vários ensinamentos e talvez o mais belo seja referente às comidas, pois boa parte das comidas que hoje em dia comemos vem dos irmãos indígenas, que privam pelo consumo natural e saudável, longe de agrotóxicos e embutidos. Tudo é plantado e colhido da natureza sem agredi-la e boa parte das comidas indígenas são à base da culinária brasileira.

Leia mais sobre comidas indígenas e alimentos que comemos

2 votos



Juliana
25/09/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. AMEI ISTO QUE EU LI

    GLAUBER
    06/11/13 às 15:55
  2. gostei muito…..

    jakeline
    28/10/13 às 13:46
  3. Gostei muito me ajudou bastante !!!!

    Lorena
    09/10/13 às 17:58
  4. muito bom me ajudou bastante !’ amei

    daniellle batista
    29/08/13 às 8:53
  5. adorei

    heugenia
    25/06/13 às 15:49